sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

SOLVERDE, SOLNEGRO (OU A ARTE DE BEM CARTEAR E OUTRAS ARTES)

 

Expresso

HAJA SAÚDE NO MEIO DA TRAGÉDIA E DO RIDÍCULO

 

Ministério da Saúde não informou INEM de greve dos técnicos de emergência

É o que conclui um relatório da Inspeção Geral das Atividades em Saúde. Como a informação não chegou, o INEM não soube a tempo qual era o tipo de greve em causa nem quais os serviços mínimos propostos.


Ler mais: https://sicnoticias.pt/pais/2025-02-26-ministerio-da-saude-nao-informou-inem-de-greve-dos-tecnicos-de-emergencia-6fd2220f



Não fosse o rasto de tragédia deixado pela ministra da Saúde, pelas suas desastrosas acções e imperdoáveis omissões, e a senhora ficaria para a História como a maior produtora de conteúdos para uma antologia do anedotário nacional..



quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

DEUS, PÁTRIA, FAMIGLIA

 


Familygate: Ministro da Coesão nomeia mulher de secretário de Estado para chefe de gabinete

Manuel Castro Almeida nomeou para sua chefe de gabinete Ana Silva Lopes, casada com o secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, João Silva Lopes. À SÁBADO, governante garante que "escolhas se baseiam exclusivamente no mérito e na competência".

Montenegro nomeia mulher de chefe de gabinete de outro ministério

O primeiro-ministro nomeou para sua adjunta Mafalda Costa Pereira, mulher do chefe de gabinete dos Assuntos Europeus.

Empresa de marido de governante fatura quase €200 mil em contratos públicos

A empresa do marido da secretária de Estado das Pescas firmou quase 200 mil euros em seis contratos públicos desde a tomada de posse deste Executivo. Governante confirma quota do marido, mas diz que a suspendeu durante o mandato. Advogados colocam suspensão em causa.

Sábado

SINAIS

 

Casa Branca impõe novas regras à comunicação social e passa a decidir que jornalistas farão perguntas a Trump

A partir de agora, será o executivo a selecionar os membros do pequeno grupo de jornalistas, fotógrafos e operadores de câmara que acompanham os presidentes dos Estados Unidos nos seus eventos e transmitem a informação a milhares de outros jornalistas interessados. (SICN)

MOEDAS FALSAS, TENDAS FALSAS

 



quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

PRESIDENCIAIS


 

Se as fardas e as medalhas fossem decisivas, o senhor Luís Nhaca, porteiro do hotel Polana, teria sido presidente de Moçambique.

UMA BOA FORMA DE ATAQUE AO NAZI

 


As ações da Tesla, fabricante de veículos elétricos, baixavam hoje mais de 7% na bolsa de Nova Iorque, depois de ter sido anunciado que as vendas na Europa da marca fundada por Elon Musk caíram para metade.
Sapo

SARGENTADAS

 



Gandra d’Almeida esperou 32 dias por cirurgia. Cinco doentes oncológicos excluídos

JURISPRUDÊNCIA

 

Pirete não é injúria


Exibir a outro condutor, numa rixa de trânsito “esporádica e isolada”, o gesto da mão fechada com o dedo do meio esticado, o conhecido pirete, é “obsceno, rude, grosseiro, malcriado, socialmente reprovável”, mas “não traduz a imputação de qualquer facto ou juízo desonroso, nem é em si mesmo ofensivo da honra e consideração do ofendido, pois estas não são afetadas pela mera expressão gestual de um impropério”, decidiu o Tribunal da Relação de Lisboa.
CM

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

AVISO À NAVEGAÇÃO: PORTUGAL DO MINHO A TIMOR (VERSÃO ACTUALIZADA)

 


“Somos uma grande nação que se dividiu no estado português, no estado cabo-verdiano, no estado brasileiro, no estado angolano”

Gouveia e Melo

Almirante

SINAIS

 

Jogador da N.F.L. preso por acusar Trump de ser nazi. “Podem ter substituído uma suástica por um chapéu vermelho, mas é a mesma coisa”

Chris Kluwe, antigo jogador da N.F.L., foi preso por perturbar uma reunião municipal ao acusar o executivo de compactuar com "o movimento nazi" de Donald Trump. No final do discurso, é abordado pela polícia, que o atira ao chão e algema.
Sapo

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

A PONTARIA DA SARGENTA: MAIS UM TIRO, MAIS UM MELRO

 

Mais uma polémica que envolve substituição de equipas de administração na saúde

O médico e também conselheiro nacional do PSD, Adélio Miranda, diz que foi convidado pela Ministra para assumir a presidência de uma Unidade Local de Saúde, e que poderia escolher entre 3. À RTP, o Ministério da Saúde diz que não houve nenhum convite.
RTPN

UMA BOA LEITURA PARA OS DIAS QUE CORREM

 

O que teria acontecido nos EUA e no mundo se o célebre aviador de ideias anti-semitas, Charles Lindbergh, se tivesse apresentado às eleições em 1940 e tivesse derrotado Franklin Roosevelt?

Partindo deste cenário hipotético, Philip Roth conta o que foi para a sua família, e para um milhão de famílias judias em todo o país, a vida durante os anos ameaçadores da presidência de Lindbergh, o presidente que ao tomar posse como trigésimo terceiro presidente dos Estados Unidos, negociara um pacto cordial com Adolfo Hitler, cuja conquista da Europa e virulenta política anti-semita ele parecia aceitar sem dificuldade.

Em 2005, este romance recebeu o prémio da Sociedade de Historiadores Americanos pelo «excecional romance histórico sobre um tema americano, relativo a 2003-2004», e foi considerado Melhor Livro do Ano por inúmeras publicações, entre elas: New York Times Book Review, San Francisco Chronicle, Boston Globe, Chicago Sun-Times, Los Angeles Times Book Review, Washington Post Book World, Time e Newsweek. No Reino Unido recebeu o W.H. Smith Award para Melhor Livro do Ano, fazendo de Roth o primeiro escritor em quarenta e seis anos de história deste prémio a ganhá-lo por duas vezes.

domingo, 23 de fevereiro de 2025

SERVIÇO NACIONAL DA SARGENTA (SNS)

 



IGAS confirma que Gandra D’Almeida desrespeitou lei no acesso a consulta


A Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) é taxativa: o anterior director executivo do SNS, António Gandra d'Almeida, desrespeitou a lei no acesso à primeira consulta hospitalar que fez no Hospital Santos Silva, em Vila Nova de Gaia, onde viria a ser operado em Outubro de 2024, já depois de ter assumido aquelas funções. Segundo aquele organismo, "a referenciação clínica não foi efectuada a partir de unidades funcionais dos agrupamentos de saúde ou de outros serviços hospitalares da mesma instituição".

Público

LIXO, MAIS LIXO

 

Exclusivo: assessor da Câmara Municipal de Lisboa investigado por pornografia de menores

Ex-vereador do CDS em Elvas, um dos organizadores da Jornada Mundial da Juventude, demitiu-se do cargo que ocupava na capital após ser confrontado com o teor das mensagens enviadas pelo seu perfil de Instagram. Polícia Judiciária enviou proposta de acusação que está nas mãos do Ministério Público

VULCÃO LARANJIQUE EM ACTIVIDADE

 

Operação Ab Initio na Madeira. Constituídos arguidos três secretários regionais e o secretário-geral do PSD

Ler mais: https://www.tsf.pt/5911692818/operacao-ab-initio-na-madeira-constituidos-arguidos-tres-secretarios-regionais-e-o-secretario-geral-do-psd/

sábado, 22 de fevereiro de 2025

"UMA COISA EM FORMA DE ASSIM" (OU UM 'MANIFESTO' SEM PIPY)

 

Li o artigo escrito por Gouveia e Melo, publicado no Expresso. É um amontoado de generalidades, onde se nota uma preocupação do politicamente correcto (com uma brumazinha de 'Pipy', bem podia ser assinado pela Cristina Ferreira), embora, aqui e ali, sem conseguir disfarçar os tiques autoritários tão comuns aos indivíduos de formação militar que se julgam, por direito divino, a reserva moral da nação (liberdade de expressão, dissolução do parlamento, por exemplo) apimentado com uns pozinhos de demagogia populista, como convém a quem anda à procura de freguesia.

COM MOÇÕES DE CENSURA OU SEM ELAS, A CHOLDRA CHEGA/CHUNGA É ISTO

 


Deputados, autarcas e até um segurança: fileiras do Chega incluem condenações por difamação, roubo, tráfico e homicídio

Hélio Carvalho  (Expresso)

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

CIRCO CHUNGA

 




Chega admite retirar moção de censura

RTPN

'ÉTICA' - UMA ESPINHOSA PALAVRA

 


A chamada 'Lei dos Solos' não deveria ser, desde já, rebaptizada e adoptar o nome de 'Lei dos Pântanos sem Ética'?

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

POBRE PORTUGALÓRIO

 

A Cúpula do Estado no ano da (des)graça de 2025

ARTES MARCIAIS MISTAS

 

CM


Deputado do Chega ameaça militante: “Vais levar nos cornos”

Em 2023, Raul Melo ameaçou um militante de agressão física. “Guarda o dinheiro para o tratamento”, avisou por mensagem.

Sábado


A VERDADE HISTÓRICA, SEGUNDO UM CHIMPANZÉ

 



Trump acusa Zelensky de iniciar guerra.


DN

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

CADERNO DE SIGNIFICADOS (ILUSTRADO)

 


placebo
  
 

placebo
|ê|
(pla·ce·bo)


nome masculino

[MedicinaSubstância neutra administrada em vez de um medicamentocomo controlo numa experiênciaou para desencadear reacções psicológicas nos pacientes.


"placebo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2025, https://dicionario.priberam.org/placebo.

O BRANCO AGUIAR E O CASTANHO VENTURA

 


AGUIAR-BRANCO É UM ERRO DE CASTING?

Não podemos aceitar que a decência seja sequestrada por um bando de gente mal educada, alguns deles delinquentes, e que nos puxa para o grau mais baixo da humanidade. Na Alemanha do regime nazi, uma pessoa com deficiência era vista uma aberração e, por isso, era indigna de viver. Não é tempo para os paninhos quentes do PAR, é agora que é preciso dizer basta! A conversa da tasca é uns furos bastante acima daquilo a que temos assistido no Parlamento, se José Pedro Aguiar-Branco não percebe isto, é provável que ainda esteja condicionado pela armadilha que o Chega lhe montou no início da legislatura. A confirmar-se, seria um flagrante erro de casting.

Paulo Baldaia  (Expresso)

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

O CASTANHO A GUIAR E O BRANCO NO LUGAR DO MORTO

 

José Pedro Aguiar-Branco tinha, perante o que aconteceu na legislatura anterior, o dever de, se não queria vir a limitar formalmente o espaço de manobra dos deputados, dar sinais de tolerância zero perante o abuso e o assédio. Fez exatamente o oposto. Pôs fim a qualquer freio, permitindo que os deputados do Chega, empoderados pelo crescimento eleitoral e a tolerância do novo presidente, testassem os limites.

O argumento do Presidente da Assembleia da República, usando quando houve a polémica da saudação nazi do deputado Miguel Arruda, é a negação da democracia liberal: “No próximo ato eleitoral, quem não se revir nos seus representantes deve penalizar, quem achar que deve continuar a ter o seu apoio deve reforçar ou votar naqueles que cumpriram o mandato tal como os portugueses acham e desejavam que fosse exercido". Ou seja, sendo eleitos, o único limite ao comportamento dos políticos é responder ao julgamento de quem lhes deu o voto.

Daniel Oliveira  (Expresso)

RETRATO DA CHUNGARIA

 



Les bourgeois c'est comme les cochonsPlus ça devient vieux plus ça devient bête

Jacques Brel

SEM SURPRESA E (DESTA VEZ) COM TODA A TRANSPARÊNCIA

 


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

CORROSÃO MORAL

 


No fim de semana, as televisões falaram muito, mas apitaram pouco.

O GURU DA IL

 

Javier Milei é acusado de fraude financeira depois de promover criptomoeda que desvalorizou em minutos


memecoin $Libra, promovida por Javier Milei na rede social X, viu o seu valor disparar e cair em minutos. O presidente argentino apagou o post e alegou desconhecer os detalhes do projeto
Expresso

domingo, 16 de fevereiro de 2025

OU HÁ MORALIDADE OU COMEM TODOS

 

CM

OLX

 


TROCO AVENÇAS NOVAS POR SECRETARIAS EM SEGUNDA-MÃO.

CORO E SOLISTAS DO NACIONAL-PORQUISMO

 


“Aberração”, “devias estar numa esquina”, “drogada”. São apenas algumas das ofensas que Ana Sofia Antunes diz ter ouvido de membros do Chega no Parlamento. Durante a Edição da Noite na SIC Notícias, nesta sexta-feira, a deputada do PS denunciou ainda a postura dos “mestres da ofensa”, Filipe Melo, Pedro Frazão e Rita Matias

Expresso

PALESTINIANOS ENLATADOS

 

A que temperatura se evapora a democracia?


Eis o projeto; os palestinianos postos num armazém fora da Palestina. Um povo armazenado como se armazena comida em lata para daqui a cem anos. Fica lá, o povo, a ver se não se estraga.

Gonçalo M. Tavares
Sábado

sábado, 15 de fevereiro de 2025

OLHA QUE DOIS



Ao pior presidente da II República junta-se agora o pior presidente da Assembleia da República. 

A CLOACA NÃO TEM FUNDO

 

Deputado do Chega está sob investigação após denúncia de violação de uma menor


Presidente da distrital de Lisboa do Chega, Pedro Pessanha, nega as acusações e diz que se trata de uma cabala.

SE ISTO É UMA MINISTRA

 


A ministra Ana Paula Martins disse, perante os deputados da Comissão de Saúde no Parlamento, que não sabe se o SNS está ou não a ser bem gerido. Porquê? Porque não tem dados.

SICN

"A BOCA DE ESGOTO DA SOCIEDADE"

 


"Um homem que paga 20 euros a um miúdo de 15 anos para ter relações com ele, é um escroque, a boca de esgoto da sociedade, e aquilo que André Ventura não explicou, mas devia ter explicado, é como é que um tipo destes foi seleccionado pelo partido e faz parte do seu quadro de dirigentes."

Miguel Sousa Tavares

Expresso

ANIMAL RASTEJANTE

 


Ana Gomes: “Os casos no Chega desacreditam a política. Ventura revelou-se rasteiro e cobarde”