sábado, 31 de agosto de 2024

O MONTENEGRO E A COMÉDIA NEGRA



O nadador-salvador da praia de Espinho voltou. Desta vez ao Douro para fazer comédia em ambiente de tragédia. 

Um vómito. Só isso. 

RUI & ROGER - A DUPLA DO AFUNDANÇO

 



Estes dois ainda continuam no Benfica?

TURISMO DE URGÊNCIAS

Fim de semana condicionado com 12 urgências fechadas no sábado e 15 no domingo (RTP) 

ÚLTIMA HORA: Mantêm-se abertas em permanência as urgências nas seguintes unidades hospitalares: Huelva, Badajoz, Cáceres, Salamanca, Zamora, Orense e Vigo. 

 

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

BIOGRAFIAS

"Por que razão, apesar de todas as prevenções dos puritanos da análise literária, nos continuam a interessar, a nós leitores, as biografias dos autores que admiramos e até mesmo as daqueles que desprezamos? Por que motivo, ou vício de bisbilhotar, sentimos que a nossa compreensão, no sentido mais lato do termo, de um autor se aprofunda e enriquece com esses pormenores da sua vida?"
(...)
"É que muita coisa da vida do autor salta inevitavelmente para a ficção que é a sua obra e assim o leitor atento pode ganhar novas perspetivas para uma compreensão mais ampla do que lê. Isto não quer dizer que a obra não valha por si própria e pelos seus estritos valores literários."

Luís Castro Mendes  (DN)

A CARA DO SR. SCHAUBLE

 

Público

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

A BEM DA NAÇÃO

 

O espinhoso Montenegro indicou para comissária europeia Maria Luís Albuquerque, ex-ordenança do sr. Schauble e, por inerência, ex-ministra das Finanças do governo de indignidade nacional, no período em que Portugal era, como disse, e bem, o irrevogável Paulo Portas, um protectorado. O seu nome ficará para sempre associado aos derivados da Refer, às privatizações polémicas e manhosas da EDP, REN, ANA, à venda do BPN ao BIC por 40 milhões de euros, à venda do BANIF e ao tacho posterior que abocanhou numa empresa de gestão de activos tóxicos, onde estava parqueado o lixo do banco que vendeu. Um currículo invejável, pois, que justifica a indigitação. A bem da Nação, evidentemente.

P.S.- Já agora, num outro plano, recordemos a lição de ética dada pela distinta personalidade laranjique. Ver aqui: almadagate


MAIS UM A PERCEBER O QUE É, POLITICAMENTE, O REI DA CHOLDRA CHEGA/CHUNGA

Miguel Sousa Tavares: "Proposta indecente de André Ventura" aproxima o Chega da "extrema-direita nazi e neofascista"

CNNP

 

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

BEATARIA E NATALISMO - O CASAMENTO PERFEITO

 


“Não vai laquear as trompas aqui nem em nenhum hospital público”

A citação é atribuída por Maria, 32 anos, à diretora do serviço de ginecologia do Hospital de Tomar. Sendo a esterilização voluntária garantida na lei a quem tenha mais de 25 anos, vai avançar com queixa contra hospital. Que alega “razões exclusivamente clínicas” - entre elas, Maria ter um filho com menos de um ano.

DN

HÓSTIAS E FASCISTAGEM

 

O responsável do Center for Fundamental Rights húngaro – considerado um braço armado para a propaganda internacional do primeiro-ministro Viktor Órban –, reuniu-se com deputados do Chega no dia em que estava a visitar o Parlamento com uma comitiva de políticos católicos. Nagy Dénes András informou os portugueses que vai abrir um escritório para a Península Ibérica em Madrid

A reunião de dois deputados do Chega, com um representante húngaro do Center for the Fundamental Rights (CFR) – um dos principais braços de propaganda do Governo de Viktor Orbán – inseriu-se no contexto de uma visita de cerca de 30 políticos do International Catholic Legislators Network à Assembleia da República, na sequência de um evento realizado em Fátima, entre 18 e 21 de julho, chamado Fellowship of Young Christian Global Leaders.

Hugo Franco e Vítor Matos
Expresso

terça-feira, 27 de agosto de 2024

O MADURO FRANCÊS

 


AS AVENTURAS DE EMMANUELZINHO, O MADURO FRANCÊS

Le Pen e Bardella opõem-se a um governo de esquerda depois de encontro com Macron

Público
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Macron afasta governo da Nova Frente Popular em nome da “estabilidade institucional”

Público

 

A REALIDADE CONTRA AS "TEORIAS" DO NACIONAL-PORQUISMO

 


Sem imigrantes indonésios já não havia pesca em Portugal

Este mês, o Governo passou de 20% para 40% o limite de estrangeiros certificados permitidos em cada embarcação

Armadores e sindicatos da pesca em Portugal concordam que a presença de imigrantes, a maioria indonésios, veio salvar o setor, devido à falta de mão-de-obra nacional disponível.

CNNP

SISMOLOGIA


 

ESTE JOVEM, ÀS VEZES, TEM PIADA

 



"Chega é como um bombo, faz muito ruído mas é oco por dentro"

Francisco Rodrigues dos Santos
CNNP

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

DIA MUNDIAL DO CÃO


 

OS FACHOS DA MADEIRA

 


Cumpriu-se a Queima dos Fachos em Machico


Pronto, em Machico os fachos já arderam. Mas no resto da ilha?
por RTP

O NACIONAL-PORQUISMO EM ACÇÃO

Rapto e agressões falsos. PSP vai denunciar publicação xenófoba ao MP

Post no Facebook denunciava tentativa de rapto e agressões num parque infantil em Loures, mas PSP investigou e desmente as alegações. Pelo menos três crimes podem estar em causa.
Sábado

 

TREVAS

Sem voz. Mulheres proibidas pelos talibã de cantar e de falar ou ler alto em público

O regime talibã afegão ratificou uma lei moral que reforça a repressão contra as mulheres. Desta vez, o "Artigo 13", anunciado pelo Ministério para a Propagação da Virtude e Prevenção do Vício dá novas instruções: as mulheres estão proibidas de cantar ou ler em voz alta em público. As leis foram promulgadas esta quarta-feira.
RTPN

 

domingo, 25 de agosto de 2024

AS GRANDES QUESTÕES DO NOSSO TEMPO

 


“Pessoas que menstruam” diferenciam CDS do PSD 

DN

OS FOGUINHOS DA MADEIRA


Governo Regional diz que Queima dos Fachos não deve acontecer

RTPN

 

ENTRE ANDRÉS E HUGOS DE EXTREMA-DIREITA, É MUITO DIFÍCIL ESCOLHER


Trump ou Kamala? Hugo Soares diz que “teria muita dificuldade” em escolher


Expresso

 

À ATENÇÃO DOS TRUMPISTAS E DE OUTROS TRAMBOLHOS DE EXTREMA-DIREITA

Trump é um problema mundial não é só americano

O narcisismo patológico de Trump faz com que frase sim, frase não, ele diga de alguma coisa que fez ou de que se apropria como sendo “a melhor de sempre”, “uma coisa que nunca se tinha visto”, nem sequer desde a fundação dos EUA, mas desde o início da humanidade.

José Pacheco Pereira
Sábado

 

sábado, 24 de agosto de 2024

DA 'PISCINA' DE AUSCHWITZ AO 'HUMANISMO' DAS CÂMARAS DE GÁS E DOS FORNOS CREMATÓRIOS ATÉ À ENTREVISTA A MARTA TEMIDO - EIS TRÊS MARCOS NO PERCURSO DE UMA 'VEDETA' DO "JORNALISMO"

ERC: entrevista de José Rodrigues dos Santos a Marta Temido na véspera das europeias foi “suscetível de prejudicar” direito a ser informado


A ERC analisou "três participações contra a RTP1" a propósito da exibição no Telejornal, no dia 05 de junho de 2024, de uma entrevista a Marta Temido, cabeça de lista do PS às eleições europeias.

Feita a análise, o Conselho Regulador deliberou "salientar a relevância e a responsabilidade dos meios de comunicação social nos períodos eleitorais como ferramentas essenciais para informar e esclarecer as escolhas dos cidadãos" e "verificar que, na entrevista analisada, não foi conferido espaço à entrevistada para expor os seus pontos de vista".

Além disso, o regulador nota que "a entrevista, pela forma como foi conduzida, afastou-se do registo de factualidade e das regras de condução da entrevista jornalística" e constata "que a forma como decorreu a entrevista é suscetível de prejudicar o direito dos telespetadores de serem informados, conforme garante a Constituição da República Portuguesa, no n.º 1 do seu artigo 37.º", de acordo com a deliberação.

No final da entrevista, num momento que foi amplificado das redes sociais, Marta Temido expresso ou deconforto com a condução de José Rodrigues dos Santos, que lhe agradeceu a presença nos estúdios. “Eu não posso dizer a mesma coisa, mas muito obrigada”, retorquiu a ex-ministra da Saúde.



 

A CHOLDRA RACISTA E O ORÇAMENTO DO ESTADO

 


Lisboa, 20 ago 2024 (Lusa) – O Chega vai propor ao parlamento a realização de um referendo sobre imigração, anunciou hoje o presidente do partido, admitindo que será “mais uma das condições” para a aprovação do Orçamento do Estado para o próximo ano.

O PASSO TROCADO DA SARGENTA DA SAÚDE

Observatório de Violência Obstétrica pede demissão da ministra da Saúde

O Observatório de Violência Obstétrica em Portugal (OVO PT) exigiu, na quinta-feira, a demissão da ministra da Saúde, acusando Ana Paula Martins de "não conseguir reunir consensos" e "manifestar absoluto desconhecimento sobre como resolver os graves problemas" do setor.
O observatório defendeu também que "é público que o investimento na saúde privada tem sido uma aposta" da atual ministra.

 

APLICAÇÃO PRÁTICA EXEMPLAR DA TEORIA DA CHOLDRA CHEGA/CHUNGA

 

Expresso

Não sei se a choldra chega/chunga vai dizer que estes 'empresários' são ciganos ou se vai exigir que os turistas também descontem, nas cinco primeiras visitas, para a Segurança Social.

E LÁ SE FOI UM HOMEM CARIDOSO

 

Morreu José Guilherme, o construtor civil que deu 14 milhões a Ricardo Salgado

Público

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

A ETERNA QUESTÃO DOS POTES

Governo afasta administração da Parpública

A saída foi justificada com a existência de uma postura mais reativa do que preventiva da administração  (TSF) 

O RACISMO E A XENOFOBIA TRADUZIDOS

 


Proposta do Chega para limitar apoios a imigrantes é copiada da extrema-direita francesa

Exigência do partido de André Ventura para viabilizar o Orçamento do Estado é decalcada do programa de Le Pen. (CM)

MAIS UMA MEDALHA PARA A SARGENTA DA SAÚDE

Coordenador da Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Alfredo da Costa demite-se alegando “sobrecarga de trabalho”

Maternidade tem trabalhado em contínuo, colmatando encerramentos de outras unidades na região de Lisboa, e tem batido recordes de partos

Expresso 

LAMPIÕES EM PREVENÇÃO RIGOROSA

Conceição no Benfica e o início da guerra civil

Trazer Conceição para o banco seria o equivalente ao homicídio do arquiduque Francisco Fernando em 1914 ou ao incêndio do Reichstag em 1933: o pretexto para que todas as tensões acumuladas explodissem e o lema E Pluribus Unum se reduzisse a cacos. Dar a Sérgio Conceição a honra imerecida de treinar o Benfica seria o tiro de partida para uma guerra civil. Não um tiro no pé. Um tiro na têmpora com os efeitos de uma bomba nuclear

Bruno Vieira Amaral
Tribuna / Expresso

 

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

PROPAGANDA CHUNGA

A CNNP ofereceu mais 24  minutos de propaganda (das 22,10h às 22,34h) ao líder da choldra chega/chunga. Como se as palavras do André valessem mais do que os grunhidos de um reco.
 

PREPARAÇÃO PSICOLÓGICA PARA MAIS UM PERÍODO DE CAOS, FERRO E FÚRIA


"O inverno é uma altura muito difícil, se o verão é um momento de grande pressão, o inverno é um momento de uma pressão muito maior e ainda mais significativa", disse Ana Paula Martins

Expresso
 

EMMANUELZINHO, O MADURO FRANCÊS

"A force de construire un présidentialisme absolu, le chef de l’Etat a provoqué un déséquilibre institutionnel qui a grippé le fonctionnement démocratique. Il en paie désormais le prix."

Serge July

Libération
 

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

O PODER OCULTO DO BEATÉRIO

 


Um ano e três meses depois, a eutanásia não saiu do papel: Governo garante agora estar a regulamentar a lei


Expresso

TELEBOMBEIRO


 

terça-feira, 20 de agosto de 2024

SERVIÇO NACIONAL DO SURREALISMO (SNS)


 

Urgência pediátrica das Caldas da Rainha nega assistência a menino de nove anos

Bombeiros agiram com prontidão e após acompanharem o pai à urgência hospitalar, o menino foi admitido na triagem.CM

A PESADA HERANÇA DO EMMANUELZINHO

O macronismo, antecâmara do fascismo

Décadas de neoliberalismo desenfreado sobre fundo de construção europeia acabaram por colocar a França às portas de uma tomada de poder fascista.

Cristina Semblano (Público)


 

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

O FUTEBOL É QU'INDUCA


 

O PORQUISMO EM ACÇÃO

Think tank de Orbán estende influência a Portugal através do Chega

Vítor Matos  (Expresso)


Organização anti-imigrantes e anti-LGBTQ+, financiada pelo Governo húngaro, reuniu-se com dois deputados do Chega

O Center for the Fundamental Rights (CFR) é um dos principais braços de propaganda do Governo húngaro de Viktor Orbán e, nos últimos anos, tem estendido a sua influência aos Estados Unidos, Bulgária, Itália, França e Espanha. Portugal parece ser o alvo mais recente deste think-tank húngaro. Há poucos dias, Nagy Dénes András, um representante do CFR, encontrou-se com pelo menos dois deputados do Chega, Pedro Frazão e Rita Matias, no parlamento português. Algumas fotografias dessa reunião foram partilhadas na conta deste dirigente na rede X (antigo Twitter).



 

O CHEGUISMO ARGENTINO

A Argentina já liderou os direitos LGBT. Agora quatro lésbicas foram incendiadas e há quem culpe Milei

Foi um ataque que provocou ondas de choque num país há muito considerado pioneiro nos direitos LGBT+. Na madrugada de 6 de maio, quatro mulheres homossexuais foram incendiadas na Argentina. Apenas uma delas sobreviveu.

O caso aconteceu numa pensão no bairro de Barracas, em Buenos Aires, onde Pamela Fabiana Cobas, Mercedes Roxana Figueroa, Andrea Amarante e Sofía Castro Riglo partilhavam um quarto. Segundo testemunhas, um homem invadiu o quarto e lançou um dispositivo incendiário que pegou fogo às mulheres.

CNNP

 

domingo, 18 de agosto de 2024

PARTOS? SÓ DE ACORDO COM A AGENDA DA SARGENTA DA SAÚDE!


 

"O que importa é servir os utentes", diz ministra da Saúde. "Dêem-nos tempo"

DN


Grávidas de todo o país, tenham calma e dêem tempo à sargenta da saúde. Já que não conseguiram evitar os jogos do truca-truca, em dezembro do ano passado, agora, prolonguem a gravidez para além dos nove meses!

SUGESTÃO


 O Reino da Estupidez é um conjunto de ensaios e crónicas publicadas por Jorge de Sena em 1978. A publicação beneficia e desfruta da liberdade que se seguiu, e da inexistência da Censura, incidindo as crónicas, que antes não poderiam ter sido publicadas, sobre temas não-literários (com a excepção camoniana), satirizando situações ou problemas portugueses, brasileiros ou americanos ou denunciando «contradições ridiculamente significativas».


Estes textos, e citamos Jorge de Sena, constituem uma colecção «amplamente instrutiva e divertida, de ensaios e outros textos de notabilíssima qualidade cultural, altíssimo valor educativo, e palpitantíssima actualidade, interessando igualmente a homens, mulheres, soldados e crianças (como dizia o Avô do autor ao enumerar o género humano, e ele tinha três filhos na tropa, todos homens) de todos os partidos e inteiros em mais de um país do supracitado Reino, independentemente do propriamente dito. Sem nenhuma das licenças necessárias à impressão e distribuição de tão oportunos desaforos.»

O leitor encontrará aqui extraordinárias aventuras onomásticas, um festival de besteira, respeitáveis ossos de monarcas e até uma muito revolucionária sessão de esclarecimento do nosso mítico PREC. Tudo, diz Sena, «para glória e ilustração da estupidez sempre reinante».

sábado, 17 de agosto de 2024

NOVA MATERNIDADE INAUGURADA PELA SARGENTA DA SAÚDE


Bombeiros fazem 12 partos com fecho de urgências

Corporações respondem a um número crescente de grávidas que entram em trabalho de parto. Distrito de Setúbal é a zona mais complicada nos pedidos de emergência.

CM

 

DEUS NÃO DORME, O RUI COSTA TAMBÉM NÃO

 


Alerta CM: Fernando Madureira disponível para 

liderar os No Name Boys

Inimigo Público 

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

UM PAÍS DE ÓPERA BUFA

Montenegro inicia período de férias, Rangel vai ser primeiro-ministro na sua ausência (JN)

 (Um país que tem o Rangelzinho como primeiro-ministro, ainda que só por quinze dias, não é um país sério.) 

AS AVENTURAS DE EMMANUELZINHO, O MADURO FRANCÊS

Malgré la fin des JO, le Président continue de faire durer le statu quo et refuse toujours d’appeler le NFP à Matignon, misant sur une explosion rapide de l’union de la gauche. Et flirtant au passage avec les limites de la Constitution.

Libération