terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

“E agora que já sabemos o que se passa, o que vamos fazer?”

ONU acusa líderes da Coreia do Norte de crimes contra a humanidade: "E agora o que vamos fazer?"

           Relatório diz que responsáveis, entre eles Kim Jong-un, devem responder perante o Tribunal Penal Internacional ou outro tribunal da ONU.
O relatório da ONU sobre a Coreia do Norte fala de crimes concretos: tortura, escravatura, violência sexual, discriminação social e de género, repressão política, perseguição política, execuções. Todos estão documentados com casos — a mulher que foi obrigada a afogar o filho, a família torturada por ter assistido a uma telenovela estrangeira na televisão, os prisioneiros obrigados a cavar as suas próprias sepulturas e depois mortos com pancadas de martelo no pescoço.
“E agora que já sabemos o que se passa, o que vamos fazer?”, perguntou o presidente da comissão independente que conduziu o muito esperado Inquérito do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas sobre a Coreia do Norte, divulgado nesta segunda-feira. “No fim da II Guerra Mundial, muita gente disse ‘se nós tivessemos sabido’. (...) Bem, agora a comunidade internacional sabe... a inacção já não se justifica com um ‘nós não sabiamos’”, disse Michael Kirby.
 
Público