Um percurso que começa na Avenida da Liberdade, atravessa uma porta, sobe um lance de escadas, e desemboca numa antiga sala de visionamento prévio, acompanhado por testemunhos de mulheres acerca da sua vivência durante a ditadura do Estado Novo, o dia 25 de abril de 1974 e o processo revolucionário que se lhe seguiu.
Segundo Joana Craveiro, o espetáculo é "uma reflexão sobre a invisibilidade da mulher no discurso oficial", da ditadura ao PREC.
segunda-feira, 30 de abril de 2018
domingo, 29 de abril de 2018
sábado, 28 de abril de 2018
OS CANÍDEOS (DE MERKEL E DO SALGADO)
Se é verdade que ao governo do PaSSos podemos chamar o governo da indignidade nacional, também é verdade que aos governos do Sócrates poderemos chamar governos do canil do Salgado.
sexta-feira, 27 de abril de 2018
quinta-feira, 26 de abril de 2018
PP ESPANHOL - O LUGAR DE ENCONTRO DE GRANDES, MÉDIOS E PEQUENOS LADRÕES
Vídeo de roubo trama líder do governo regional de Madrid
Imagens do furto de dois cremes num supermercado precipita demissão de Cristina Cifuentes, que já estava sob fogo cerrado por causa de um mestrado com notas falsificadas
A presidente da Comunidade de Madrid, o que equivale a um governo regional, demitiu-se esta quarta-feira do cargo. Na origem da demissão de Cristina Cifuentes, do Partido Popular (PP) no poder, está um vídeo divulgado pelo jornal digital espanhol Ok Diario. As imagens mostram a líder madrilena a ser levada para a sala dos serviços de segurança de um supermercado na capital espanhola, em 2011, suspeita de ter roubado dois cremes anti-idade, quando era vice-presidente da Assembleia de Madrid.
O vídeo publicado pela OK Diario mostra a atual presidente da Comunidade de Madrid a esvaziar, perante um segurança, uma bolsa que continha alguns produtos, e a contar uma quantidade de dinheiro. A então deputada regional nega ao segurança ter roubado os cremes e acaba por pagá-los. A polícia, alertada pelo estabelecimento, acaba por a libertar sem a levar para a esquadra.
TVI24
quarta-feira, 25 de abril de 2018
SEMPRE
25 de Abril
Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo
Sophia de Mello Breyner Andresen
LIBERDADE
QUARENTA E QUATRO ANOS LIVRES ABRAÇADOS A
UMA MULHER DE LUZ
LIBERDADE
Serás sempre a Liberdade, a poderosa
Mãe do amor, do gozo e da alegria,
Liberdade, das belas, tu és a mais formosa
Quando cantas essa intrépida melodia
De combateres, livre, na torpe crista alterosa
Dos malvados- esse alto mar de porcaria!
Ah! Liberdade, vida, luz, botão de rosa
Entoarás, gritante, a sublime sinfonia
De sermos gente e não dobrarmos nunca,
Nem a gregos, a títeres ou troianos,
E, ainda que existam desenganos,
Não soçobraremos à vil boca adunca
De nazifascistas e outros arianos
Nem ao mel de mais samaritanos!
Daniel Nobre Mendes
terça-feira, 24 de abril de 2018
O MENINO MISERICORDIOSO
Vieira da Silva demorou dois anos a aprovar auditoria que arrasa Santana
A auditoria aprovada em Janeiro de 2018 revela que terão sido feitos na Santa Casa de Lisboa contratos por ajuste directo e pagamentos adiantados ilegais.
Sábado
(E assim fica demonstrado que um bom provador de santanetes não é, necessariamente, um bom provedor da Santa Casa.)
O FASCISMO AMBLÍOPE
A direcção do Diário de Notícias, em “Balas de papel”, denuncia a campanha da imprensa estrangeira que “profetiza a desgraça, imagina desenlaces, como se o fim de regime estivesse à vista ou as figuras que o representam houvessem deixado de merecer a confiança do País”. Enfim, manejos de membros “atentos e disciplinados das internacionais Socialista e Comunista.
DN - 24 de abril de 1974
segunda-feira, 23 de abril de 2018
O NARCISO DAS BERÇAS
"A única motivação ao longo da minha vida que encontro para a actividade política é essa: a vaidade."
José Sócrates
domingo, 22 de abril de 2018
sábado, 21 de abril de 2018
PAZ À SUA ALMA
Família Paulouro sai do Jornal do Fundão
Acabou relação mantida ao longo de 72 anos com o nome do fundador.
Na quinta-feira, 12 de Abril, a família Paulouro vendeu à Global Media Group os 39% de capital que mantinha no Jornal do Fundão (JF). Termina, deste modo, a história ímpar de uma publicação, nascida em 1946, que, pela defesa da Beira interior e, sobretudo, pela qualidade dos seus suplementos culturais, teve uma dimensão nacional e de referência na luta contra a ditadura.
(...)
Fernando Paulouro. “Saí da direcção do JF porque achava que a ideia da administração era fazer um jornal cada vez mais igual aos outros, o que era uma perversão da nossa história”. (...) “O jornal com preponderância cultural que lhe dava dimensão nacional acabou de vez. Chegaram-me a dizer da administração que a cultura não era boa para o negócio”, recorda. “Fui director em choque com a Controlinveste, entendi que o Jornal do Fundão estava a ser descaracterizado por um conjunto de conferências de âmbito comercial que eram contrárias ao espírito fundacional”
Público
CIDADE CRIATIVA DA LITERATURA
A Galeria do Pelourinho, em Óbidos, será, a partir de segunda-feira, a Casa José Saramago, numa parceria entre a Fundação do Nobel da Literatura e a Óbidos Cidade Criativa da Literatura da UNESCO, que ali ficará sediada.
O espaço abre portas, simbolicamente, na próxima segunda-feira, Dia Mundial do Livro (23 de abril), marcando "o momento de viragem" de Óbidos como Cidade Criativa da Literatura da UNESCO que, com esta iniciativa, assume a vila com "um lugar de expressão da literatura e da cultura", disse à agência Lusa Celeste Afonso, diretora executiva de Óbidos Cidade Criativa.
DN
sexta-feira, 20 de abril de 2018
O BANKSTER E O SEU CRIADO MINISTRO
Ricardo Salgado deverá ser arguido por suspeitas de pagamento de 500 mil euros a Manuel Pinho
Ricardo Salgado deverá ser constituído arguido num novo processo. Em causa estão suspeitas de transferência do ex-presidente do BES de 500 mil euros para o ex-ministro da Economia, Manuel Pinho.Jornal de Negóciosquinta-feira, 19 de abril de 2018
OS MARQUESES
Vi as reportagens da SIC sobre a 'Operação Marquês'. Um desfile de gente fina e inocente: o Ricardo, o Sócrates, o Granadeiro, o Bava, o Gordo, o Bataglia, o Silva, a Sofia, o Barroca, a Célia, o Vara, o Schneider, o contabilista Totó. E no meio deste 'jet set' do eixo Cascais-Vilar de Maçada, um gajo a destoar: o Perna, motorista e moço de recados.
Ora, sabendo que a Organização informal tinha sede em Portugal, embora as operações financeiras tenham passado por vários países e continentes, é à Justiça portuguesa que compete julgar as manobras e os manobradores. E isto leva-me a admitir que, lá para o ano 2033, o Perna, motorista sem pedigree, sem fortuna nem amigos influentes, será considerado o cabecilha, 'o culpado', e vai levar pela medida grossa. É da praxe.
Ora, sabendo que a Organização informal tinha sede em Portugal, embora as operações financeiras tenham passado por vários países e continentes, é à Justiça portuguesa que compete julgar as manobras e os manobradores. E isto leva-me a admitir que, lá para o ano 2033, o Perna, motorista sem pedigree, sem fortuna nem amigos influentes, será considerado o cabecilha, 'o culpado', e vai levar pela medida grossa. É da praxe.
quarta-feira, 18 de abril de 2018
DIVULGAÇÃO
A fuga de milhares de habitantes de Málaga para Almeria, em Espanha, em 1937, durante a guerra civil espanhola, vai ser evocada numa exposição em Évora, que pode ser visitada a partir de quarta-feira.
A exposição vai estar patente no Palácio de D. Manuel, na sala do primeiro andar, até ao dia 18 de maio, e é promovida pelo Arquivo Histórico Provincial de Málaga, indicou hoje a Câmara de Évora. (DN)
A exposição vai estar patente no Palácio de D. Manuel, na sala do primeiro andar, até ao dia 18 de maio, e é promovida pelo Arquivo Histórico Provincial de Málaga, indicou hoje a Câmara de Évora. (DN)
O PAÍS ATINGIDO POR UM TSUNAMI DE MERDA. 2,7 MILHÕES DE VÍTIMAS
CMTV ganha à RTP 1 durante quase 8 horas
Canal teve no domingo o seu melhor dia de sempre: mais de 2,7 milhões viram emissão.
CM
MAIS UMA VÍTIMA DA DOENÇA KGBITE
Morreu jornalista que escreveu sobre mercenários russos na Síria
Repórter de investigação cai de 5º andar. Directora do site de notícias onde trabalhava diz que não vê motivo para suicídio.
Público
terça-feira, 17 de abril de 2018
DIVULGAÇÃO
ELAS TAMBÉM ESTIVERAM LÁ – QUOTIDIANOS DE RESISTÊNCIA E DE REVOLUÇÃO DE MULHERES
TEATRO › ESPETÁCULOS
13 a 21 abr/18
13, 17, 18 a 20 de abril, às 21h | 14, 15 e 21 de abril, às 19h
Avenida da Liberdade, 175
1250-135 Lisboa
Entrada livre, mediante lotação limitada do espaço.
Levantamento de ingresso no próprio dia do espetáculo na bilheteira do Cinema São Jorge.
Teatro do Vestido. Joana Craveiro, texto e direção; Ainhoa Vidal, Inês Rosado, Joana Craveiro, Joana Margarida Lis, Tânia Guerreiro, Vera Bibi e outras participantes, interpretação.
ÉTICA OU CADASTRO?
O deputado do BE Paulino Ascenção, eleito pela Madeira, renunciou hoje ao mandato de deputado na sequência da notícia sobre duplicação de abonos nas deslocações dos parlamentares eleitos pelas regiões autónomas, pedindo desculpa pela prática incorreta.
LER MAIS: https://www.dn.pt/lusa/interior/deputado-do-be-paulino-ascencao-renuncia-ao-mandato-depois-de-caso-de-viagens-9262896.html
(Oh rapazinho, toma nota: a ÉTICA fica a montante do golpe baixo. E a jusante do golpe baixo ficam o CADASTRO e a VERGONHA. Percebeste?)
(Oh rapazinho, toma nota: a ÉTICA fica a montante do golpe baixo. E a jusante do golpe baixo ficam o CADASTRO e a VERGONHA. Percebeste?)
segunda-feira, 16 de abril de 2018
BANKSTERS, GANGSTERS E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS
Rio fez as contas: um aumento de 1,4% ou de 1,5% na administração pública, que é equivalente à taxa de inflação, custaria cerca de 300 milhões de euros. Ao mesmo tempo, o líder social-democrata somou a injecção de dinheiro que o Estado fez na CGD – quatro mil milhões de euros – e a que se prepara para fazer no Novo Banco – 3,9 mil milhões de euros. “É possível que o próximo Orçamento não tenha a folga para os 300 milhões de euros, são 25 vezes menos” do que a ajuda aos dois bancos, referiu.
Apesar de conceder que o Governo alegue que ainda existam dificuldades no sistema financeiro, Rio lançou um desafio. “Vamos fazer um acordo: vamos aceitar esta ajuda do sistema financeiro. Porque é que o Governo se recusa a dizer quem foram aqueles credores hoje devedores da banca que não estão capazes de devolver as verbas”, questionou, acrescentando que não se está a referir aos portugueses que “compraram uma casa, um carro ou uma televisão” e que depois não puderam pagar. “Não é destes que estamos a falar, estamos a falar de um escasso número de pessoas que ficaram a dever milhões e milhões na Caixa e no Novo Banco e que, se calhar, em alguns casos, serão os mesmos de um lado e de outro. Se não temos capacidade para melhorar a vida das pessoas digam-nos quem são os principais responsáveis por isto ter acontecido”, reforçou.
Público
O que Rui Rio não disse e que deveria ter dito é que os decisores dos créditos e os seus beneficiários (hoje, grandes devedores) são todos sócios da 'Liga dos Amigos do Bloco Central'.
Apesar de conceder que o Governo alegue que ainda existam dificuldades no sistema financeiro, Rio lançou um desafio. “Vamos fazer um acordo: vamos aceitar esta ajuda do sistema financeiro. Porque é que o Governo se recusa a dizer quem foram aqueles credores hoje devedores da banca que não estão capazes de devolver as verbas”, questionou, acrescentando que não se está a referir aos portugueses que “compraram uma casa, um carro ou uma televisão” e que depois não puderam pagar. “Não é destes que estamos a falar, estamos a falar de um escasso número de pessoas que ficaram a dever milhões e milhões na Caixa e no Novo Banco e que, se calhar, em alguns casos, serão os mesmos de um lado e de outro. Se não temos capacidade para melhorar a vida das pessoas digam-nos quem são os principais responsáveis por isto ter acontecido”, reforçou.
Público
O que Rui Rio não disse e que deveria ter dito é que os decisores dos créditos e os seus beneficiários (hoje, grandes devedores) são todos sócios da 'Liga dos Amigos do Bloco Central'.
domingo, 15 de abril de 2018
A SÍRIA
A Síria: de um lado, assassinos; do outro lado, assassinos. No meio, um país completamente destruído e cheio de cadáveres de civis - homens, mulheres, crianças. Crianças!
OS DÉFICES - DE SALAZAR A CENTENO
Salazar saneou as finanças públicas à custa da fome do povo.
Esperemos que Centeno não atinja os mesmos objectivos à custa das crianças com cancro.
sábado, 14 de abril de 2018
OS SAUDOSOS DA PIDE
Oficial da GNR vai para a cadeia por torturar detidos
Condenado a quatro anos e meio de prisão efetiva. Chicoteava detidos algemados dizendo: "Na minha zona ninguém rouba".
O Tribunal de Setúbal condenou a quatro anos e meio de prisão efetiva o ex-comandante do destacamento da GNR de Santiago do Cacém por ter chicoteado quatro suspeitos de assaltos, aquando da sua detenção, no verão de 2011, na Comporta, para fazer deles um exemplo. Quinta-feira, o coletivo de juízes deu como provado que o capitão Carlos Botas quis que os detidos passassem a mensagem a outros criminosos sobre o que sofreram nessa noite, incutindo-lhe medo de cometerem crimes na sua área de jurisdição. Tratou-se da primeira condenação a prisão efetiva de um polícia por tortura em Portugal.
JN
sexta-feira, 13 de abril de 2018
quinta-feira, 12 de abril de 2018
HOJE HÁ PALHAÇOS
O homenzinho, durante anos, na Assembleia da República, e enquanto se banqueteava com pombos bravos, perdizes, lebres, vinhos de reserva, digestivos de idade avançada, ao preço da uva mijona porque subsidiados com o dinheiro dos contribuintes, não deu por nada.
Afastado da manjedoura, descobriu, finalmente, que é militante de um partido estalinista!
Volta, Maria José Nogueira Pinto:
A LIBERTINA FALANGE ESPANHOLA PASSEIA POR MADRID, A IDOLÁTRICA, O SEU ESPLENDOR (OU OS CAMINHOS 'RELVADOS' DO BOMBARRAL A MADRID, PASSANDO PELA LUSÓFONA)
Escândalo com mestrados abala dirigentes do PP
Oposição exige a Rajoy a demissão da presidente da Comunidade de Madrid. E o vice-secretário de Comunicação do partido admite ter diploma sem ir às aulas ou fazer exames
É mais uma dor de cabeça para o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy. Depois dos escândalos de corrupção no PP, que minaram a imagem do partido e têm custado votos, o problema é agora o currículo de dois dos dirigentes partidários e as alegadas irregularidades nos mestrados que tiraram na Universidade Rei Juan Carlos (URJC). Um escândalo que pode custar ao PP a presidência da Comunidade de Madrid, já que uma das envolvidas é a atual detentora do cargo, Cristina Cifuentes.
quarta-feira, 11 de abril de 2018
terça-feira, 10 de abril de 2018
DIVULGAÇÃO
Primavera dos Livros 2018 – Feira de edições da BNP
10-12 abril '18 | 3.ª a 5.ª feira | Das 12h00 às 19h00 | Entrada livre
Durante três dias compre livros e coleções de postais a preços muito reduzidos
Mais de duas centenas de edições da BNP com preços a partir de 0,50€. Uma oportunidade única para adquirir livros e coleções de postais com descontos em geral iguais ou superiores a 50% do preço de capa.
São livros sobre diversos temas: história, literatura, história do livro, da ciência e das artes, bem como catálogos e roteiros de exposições, bibliografias, guias e inventários, fac-símiles e edições críticas.
São válidas as encomendas recebidas por correio eletrónico – edicoesbn@bnportugal.pt – a partir das 12h00 do dia 10 às 24h00 do dia 12 de abril. Às encomendas efetuadas por correio eletrónico acrescem portes de envio e o seu processamento será efetuado a partir de 12 de abril.
CRIMES, DISSE ELA
Caso dos Comandos. Juíza de instrução leva todos os arguidos a julgamento
A juíza de instrução Isabel Sesifredo decidiu esta segunda-feira que o caso dos Comandos, que investiga as mortes dos dois recrutas Hugo Abreu e Dylan Silva, em setembro de 2016, vai a julgamento com todos os 19 arguidos. A magistrada leu a sentença em cinco minutos, considerando a acusação “minuciosa” e “pormenorizada” em relação aos factos. Isabel Sesifredo disse que se mantêm os crimes apurados pelos Ministério Público, sublinhando que são crimes estritamente militares.
Expresso
segunda-feira, 9 de abril de 2018
Subscrever:
Mensagens (Atom)