quarta-feira, 31 de março de 2010

NOTÍCIAS DA PIOLHEIRA




«A edição electrónica da revista alemã Der Spiegel está a avançar que um cônsul honorário de Portugal terá recebido um suborno de 1,6 milhões de euros da Man Ferrostaal. Este dinheiro serviria para ajudar a concretizar a compra de dois submarinos por Portugal em 2004.
A Der Spiegel, segundo cita a agência Lusa, refere que a suspeita de corrupção recai contra a empresa germânica é «maior do que se pensava». A Ferrostaal terá «não apenas pago, ela própria, luvas durante anos, mas também ajudado outras empresas a organizar este tipo de pagamentos».

O German Submarine Consortium ganhou o contrato no valor de 880 milhões de euros referentes à entrega de dois submarinos Tridente em Novembro de 2003. A entrega destes navios a Portugal estará no centro o escândalo de corrupção, de acordo com a revista alemã.

O contrato com o consórcio alemão German Submarine Consortium (que integra a Man Ferrostaal) aconteceu numa altura em que era primeiro-ministro Durão Barrosos e Paulo Portas ocupava o cargo de ministro da Defesa.

A «Der Spiegel» assegura que o cônsul em causa terá «recebido 1,6 milhões de euros em luvas pela sua ajuda» na concretização do negócio, mas o seu nome não é identificado.

Este mesmo diplomata terá sido responsável pela organização de uma reunião entre Durão Barroso e a administração da empresa, em 2002, segundo a revista.

As autoridades judiciais de Munique, que efectuaram várias buscas na passada quarta-feira na Ferrostaal, encontraram «mais de uma dúzia de contratos de consultoria suspeitos», que visavam «dissimular os canais de pagamento» para que «subornos pudessem ser enviados a responsáveis do Governo [português], dos Ministérios e da Marinha», refere a revista.»
diario.iol.pt