sexta-feira, 25 de julho de 2008

QUEM ME AJUDA?

.

Recentemente, a nossa querida RTP lembrou-se de pôr no ar um programa, misto de entretenimento e concurso, destinado a 'eleger' a figura mais importante da História de Portugal . Nem mesmo a participação de pessoas inteligentes (por algumas delas tenho respeito intelectual) foi suficiente para me convencer a ver o programa, mas soube o resultado final: ganhou Salazar.

Pouco tempo depois, um grupo editorial, proprietário do «Correio da Manhã» e da «Sábado», lançou «Os Anos de Salazar», obra em trinta volumes a aparecer ao longo de outras tantas semanas. Os nomes dos colaboradores deram-me garantias quanto à qualidade do trabalho e aí estou eu a desembolsar oito euros todas as quintas-feiras.

Como não quero, em nenhuma circunstância, ser confundido com nenhum 'eleitor televisivo' de Salazar, quando peço o livro na tabacaria do meu bairro, acrescento sempre ao nome do ex-governante uma palavrinha 'simpática': ditador, fascista, manhoso, misógino, padreca, bota-de-elástico, farsante, papa-hóstias, colonialista, abjecto, hortelão, racista, homúnculo, torcionário, hipócrita, celerado, retrógrado, algoz, genocida, carrasco, facínora, necófrago.

Acontece que ainda faltam oito volumes e a minha memória vocabular já não é o que era. Não querendo utilizar a linguagem casernícola que aprendi nos anos da tropa, alguém por aí me arranja oito adjectivos dignos do 'Botas'?

PM