quinta-feira, 31 de julho de 2025

COMO HÁ UM SÉCULO NA ALEMANHA

 


PCP repete estratégia de 2021 e rejeita aproximações da esquerda

Ainda antes de entregar listas, o DN sabe que comunistas vão candidatar-se a todos os distritos e concelhos do país apenas com os Verdes (CDU), recusando qualquer acordo com PS, Livre, Bloco ou PAN.

O DONO E O CÃO

 


Na relação Putin/Trump  criou-se uma hierarquia, como sempre acontece na relação dono/cão. Só que Trump ainda não percebeu que, neste caso, o cão é ele.

quarta-feira, 30 de julho de 2025

SOBRE PROSTITUIÇÃO E PROXENETISMO

 


Ana Gomes: “O Chega determina a agenda política do PSD e do país. Ventura é um mestre da duplicidade. Há uns meses chamava o PSD de ‘prostituta política’”


Expresso

O CARTÃO DE ACESSO À GAMELA

 

Vice de Luís Newton no PSD Lisboa contratado pela junta de... Luís Newton

No dia em que Luís Newton era acusado de 10 crimes no Tutti Frutti, o seu vice na concelhia entrou para os quadros do Estado via junta da Estrela.
Sábado

terça-feira, 29 de julho de 2025

ENSINAR OU DESENSINAR

 

António Carlos Cortez: “Cometeram-se erros gravíssimos na educação em Portugal” 

SUGESTÃO

 


segunda-feira, 28 de julho de 2025

O COLONIALISMO 'MANSO'

 


PIDE em Moçambique: "Vila Algarve" e Machava, lugares de extermínio colonial

ISTO É QUE É GOZAR COM QUEM TRABALHA

 


Trust in News, dona da Visão, comunica despedimento coletivo dos 80 trabalhadores e pede-lhes para "continuarem a trabalhar sem receber"

domingo, 27 de julho de 2025

EM 1970, O BOTAS SUCUMBIU

 


RUI COSTA CONTRATOU UM EXTREMO DIREITO

 

O Benfica acaba de contratar um novo extremo direito. Chama-se Moedas, mas é conhecido nos meios futebolísticos por 'El Xerife'. Fez a formação no Goldman-Sachs Futebol Clube,  representou, durante quatro anos, o Indignidade Nacional Sport Club, treinado pelo famoso luso-alemão P.P. Koelho, vindo depois a transferir-se para Bruxelas, onde jogou, cinco épocas, ao lado de Barroselas, o célebre ponta-de-lança que iniciou a sua carreira no Clube Desportivo 'Os Garçons', popular agremiação da vila das Lajes.

Rui Costa teve o mérito de descobrir 'El Xerife', numa fase descendente da sua carreira, perdido no meio dos montes de lixo que se tornaram o ex-libris de Lisboa, e promete relançar o grande artista, fazendo dele mais uma inesquecível papoila saltitante.

    

sábado, 26 de julho de 2025

ALERTA VERMELHO

 


Comando terrorista do Hamas detectado numa praia, cinco quilómetros a sudoeste da saloíssima e pitoresca aldeia de A-dos-Eis.

Avisem o Netanyahu!

MENSAGEM PARA OS CAVERNÍCOLAS

 



Daniel Sampaio: “A educação sexual não é ideologia, é ciência”

Expresso

sexta-feira, 25 de julho de 2025

APROXIMAÇÕES


" Não é o Chega que está a fazer um movimento de aproximação à coligação PSD-CDS; é a coligação que está a aproximar-se do Chega. Por isso é fácil ao partido de extrema-direita parecer “responsável” quando vota a favor das suas próprias ideias, que foram adotadas na ação política do Executivo. Eis um caso em que a ordem dos fatores não é arbitrária."

Filipe Santos Costa

CNNP

GRUNHOS DE ESTREBARIA E GRUNHOS DE SALÃO - A MESMA LUTA

 


Apresentação de livro para crianças sobre identidade de género foi interrompida por membros da associação de extrema-direita. Autora foi retirada da sala e a sessão foi cancelada.

Agosto 2024

Governo eliminou sexualidade das “aprendizagens essenciais” da disciplina de Cidadania

Julho 2025

quinta-feira, 24 de julho de 2025

UMA SOCIEDADE PODRE

 

A minha ambição seria pintar a sociedade portuguesa, tal qual a fez o Constitucionalismo desde 1830 e mostrar-lhe como num espelho, que triste país eles formam – eles e elas. É o meu fim nas Cenas da vida portuguesa. É necessário acutilar o mundo oficial, o mundo sentimental, o mundo literário, o mundo agrícola, o mundo supersticioso – e com todo o respeito pelas instituições que são de origem eterna, destruir as falsas interpretações e falsas realizações, que lhe dá uma sociedade podre.

Eça de Queiroz

OS CASTOS

 


“Claramente, o Governo tem um grande problema com a sexualidade e quer remeter o assunto novamente para o confessionário”

Rosa Monteiro  (Expresso)

quarta-feira, 23 de julho de 2025

A MAIORIA CHEG-AD

 


Na casa da democracia berra-se e insulta-se. A misoginia, o racismo, a xenofobia, o capacitismo, a homofobia e os crimes de ódio têm palco entre risos e preparação de “tick tocks” com os verbos do nosso novo mundo: “arrasa”, “destrói”. De caminho, a extrema-direita afirma um novo homem virtuoso, o que humilha e não chora: “aqui ninguém chora”. O PAR podia ser um robô, não está ali para afirmar a República, para dizer coisas simples como “todas as crianças têm direito à escola”. Está ali para distinguir gramaticalmente substantivos e adjetivos. E assim temos um Parlamento que legitima o inaceitável no Regime de Abril.

(...)

Ouvimos João Almeida dizer que acabou o tempo em que “nós” tratávamos imigrantes e nacionais da mesma forma (aquela imposição do artigo 15º da Constituição) e ouvimo-lo dizer que o país está a reconfigurar-se, já não o reconhece. Nunca tinha visto no CDS esta pontada súbita de teoria de substituição e parece-me evidente que não é no Príncipe Real que João Almeida se sente ameaçado na sua nacionalidade. O critério, de resto plasmado na obscena proposta de lei da nacionalidade, é cromático, é de sangue: querem, como nacionais, bisnetos de um português distante e não querem os que aqui estão há 5 anos por adesão. De onde vem a sensação de reconfiguração do país? Pergunto se João Almeida sentiria alguma reconfiguração se visse António Costa ou Francisca Van Unem numa rua qualquer do país e fossem ambos pessoas anónimas. Que sensação é essa? Não houve sobressalto geral. O limite do PAR é “fanfarrão”.

Isabel Moreira  (Expresso)

E O GENOCÍDIO CONTINUA

 

Em três dias, morreram 21 crianças em Gaza de subnutrição e fome

“Nada me preparou para o horror total do que estou a ver agora: o uso da fome contra uma população inteira”, escreveu o cirurgião Nick Maynard, que está em Gaza pela terceira vez desde 2023.


terça-feira, 22 de julho de 2025

domingo, 20 de julho de 2025

A RECEITA DO NACIONAL-PORQUISMO

 

Caçada” ao imigrante em Torre-Pacheco foi planeada online com grupos extremistas europeus

Presença policial acalmou ânimos na localidade da região de Múrcia assolada pelo ódio racista. Dados desmentem vínculo entre imigração e aumento da delinquência



“Faz falta um Hitler”, “reproduzem-se como ratos”, “há alguma coisa planeada para Madrid?” Dentro dos grupos anti-imigração no Telegram

Entre os stickers com o semblante do Führer alemão e os pedidos de ação concertada por toda a Espanha, são milhares as mensagens racistas, xenófobas e profundamente violentas que circulam na rede social Telegram, a mais usada pelos grupos que se têm juntado na cidade de Torre-Pacheco, no sudeste do país, para “caçar imigrantes”. A agressão de pensionista é a desculpa, apesar de os marroquinos suspeitos desse ato já estarem presos


Expresso 

sábado, 19 de julho de 2025

O P SHEGA

 “Pena ser do PS e não do Chega”: Ricardo Leão foi elogiado nas redes sociais pelas demolições em Loures e fez “gosto” muitas vezes

Expresso 


ESTÁ O QUARTEL BEM ENTREGUE!


 - O pior presidente da II República

- O pior PAR da II República

. O pior primeiro-ministro da II República

sexta-feira, 18 de julho de 2025

quinta-feira, 17 de julho de 2025

SUGESTÃO

 

Os sinais de alarme provocados por um eventual retorno do fascismo estão a disparar na direção errada. A atenção dos democratas intranquilos tem vindo a concentrar-se nas demonstrações mais evidentes do fenómeno: gestos identitários (saudações romanas, cruzes célticas), violência física, manifestações de ódio racial.

Porém, a tudo isto - que é evidentemente condenável - sobrepõe-se algo mais perigoso e menos óbvio: os movimentos políticos que operam dentro das regras do jogo democrático, manifestando, simultaneamente, características herdadas do fascismo do século XX. Esses partidos - muitas vezes difíceis de classificar nas categorias de direita e esquerda - são convencionalmente definidos como populistas ou soberanistas.

Enquanto os nostálgicos declarados do nazifascismo não passam de um fenómeno de nicho, os populistas europeus e americanos descendem - conscientemente ou não - não do Mussolini fundador do partido fascista, mas do Mussolini que primeiro intuiu os mecanismos de sedução política na sociedade de massas.

Neste livro, Scurati identifica as leis e armadilhas do fascismo, oferecendo-nos um texto fundamental para entender a época inquietante que estamos a atravessar.

O MANO MOEDAS

 

"Vou tratar-te por tu: tu és jovem, eu sou jovem, somos todos manos, vou fazer um discurso à Carlos Moedas" - 3 minutos imperdíveis e com mudança de roupa

quarta-feira, 16 de julho de 2025

CRÓNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA

 

Futuro do Jornal de Letras incerto depois de jornalistas suspenderem contrato de trabalho

Futuro do Jornal de Letras incerto depois de jornalistas suspenderem contrato de trabalho
A semana passada, não houve Jornal de Letras (JL) nas bancas, consequência da greve dos seus trabalhadores, decretada para responder à acumulação de salários e subsídios em atraso. Esta quarta-feira, findo o período de greve, o título histórico da imprensa cultural portuguesa, fundado em 1981, quinzenal, regressará ao convívio com os leitores com uma semana de atraso. Pode ser a última edição. O regresso, teme-se, pode ser breve. Perante a falta de soluções apresentadas pelo grupo que detém a publicação, a Trust In News, a redacção do JL decidiu suspender, em bloco, o seu contrato de trabalho.
Público

UM CARTÃO POLIVALENTE

 

Ex-secretária de Estado da Saúde será nomeada presidente do Metro de Lisboa

Sábado

UMA RAMEIRA CHAMADA EUROPA

 

A Europa, ao pactuar com Israel, perdeu a autoridade moral sobre a Ucrânia

terça-feira, 15 de julho de 2025

EL LLEGA

 

Três noites de tensão em Espanha: Grupos xenófobos fazem 'caça a imigrantes'. Há nove detidos

CM


AS MOTIVAÇÕES DE UM GENOCIDA

 


Como Netanyahu fez a guerra para manter o poder


Para salvar o Governo e escapar a processos judiciais, Benjamin Netanyahu terá escolhido manter a guerra em Gaza, ignorando a hipótese de um cessar-fogo prolongado. Uma investigação do “New York Times” revela detalhes de bastidores que deixam à vista o cálculo político que travou as tréguas
Expresso

O$ NEGÓCIO$ DA $AÚDE

 


Três helicópteros de emergência vão custar um milhão por mês ao INEM

Ajuste directo com a Gulf Med prevê que mais um helicóptero comece a operar na próxima terça-feira, na base de Évora, durante 12 horas por dia. Valor é mais do dobro do que era pago à empresa anterior

Público

segunda-feira, 14 de julho de 2025

PARTOS A CEM À HORA

 


Número de partos em ambulâncias dispara devido a encerramento de urgências

Só no último ano, cerca de meia centena de bebés nasceram em ambulâncias. Já em 2025, o número de partos nestas condições já vai em 36.

SICN

CADA VEZ MAIS EVIDENTE

 

O fascismo de Trump? Uma analogia fácil de fazer

Expresso

HÉLICIRCO

 


Ministério da Saúde ignorou alertas do Tribunal de Contas, INEM e Força Aérea para abrir concurso dos hélis a tempo

domingo, 13 de julho de 2025

AS VOZES E AS CARAS DA MISÉRIA HUMANA

 

"Seria apenas mais um episódio infeliz da deplorável miséria humana que caracteriza André Ventura e Rita Matias, se não se desse o caso de se estar a tornar o dia-a-dia de um Parlamento cada vez mais degradado pela ação dos que têm como objetivo político sério o desrespeito pelas instituições democráticas. Só vale a pena a nossa indignação para travarmos, porque ainda estamos a tempo de o fazer, a indigência moral coletiva para que estes seres nos querem atirar como país.

Começou nas redes sociais, pela voz da triste Rita Matias, continuou na Assembleia da República pela voz de André Ventura, com a muito infeliz concordância de Marcos Perestrello, que presidia aos trabalhos. Ler uma lista de nomes de crianças inscritas numa escola pública para fomentar o ódio aos imigrantes; só não sei se é o mais baixo a que se pode descer, porque tenho quase a certeza de que o Chega chegará ainda mais baixo nesta sua determinação em trazer à superfície toda a indignidade que a natureza humana pode gerar."


João Costa  (Expresso)

HAJA $$$AÚDE

 



"Na 
saúde, a ministra criou o caos à sua volta, substituindo lideranças hospitalares (que insultou) com base em critérios partidários. Teve três diretores do INEM (e os problemas só se agravaram) e terraplanou a reorganização que tinha começado com a criação da Direção Executiva do SNS, apenas para alimentar as suas mesquinhas inimizades. A isto junta-se um concurso para o transporte aéreo de doentes, ganho, fora de todos os prazos por incúria da ministra, por uma empresa sem helicópteros para o fazer. Poderes bastante fortes na área dos negócios da saúde têm de estar próximos do governo para que esta ministra tenha sido reconduzida e se mantenha firme no lugar."

Daniel Oliveira  (Expresso)

O REICH DE MERDA

 

Não nos esqueçamos da promessa com que Hitler ganhou as eleições por escassa maioria: “Make Germany Great Again”

Maria João Tomás
Ideias/Expresso

O DELÍRIO NAZI

 


Partido de extrema-direita VOX quer expulsar oito milhões de imigrantes de Espanha

por RTP

sábado, 12 de julho de 2025

HUMOR (MONTE)NEGRO

 


Montenegro diz que guerra à burocracia não vai significar "chicoespertismo"


CM

O DESMANTELAMENTO DO SNS NÃO SE FAZ DE UM DIA PARA O OUTRO

 


 Ana Paula Martins pede mais tempo

Expresso

MAIS UMA MATERNIDADE INAUGURADA PELA SARGENTA DA SAÚDE

 


Bebé nasce na via rápida do Barreiro. Parto foi realizado pela própria família

CM

MAIS UMA MATERNIDADE INAUGURADA PELA SARGENTA DA SAÚDE

 

Bombeiros da Nazaré foram acionados pelo INEM ao início da manhã. Parto aconteceu na viatura de socorro e o recém-nascido morreu logo após a admissão na Urgência Obstétrica de Leiria

Expresso

NOTAS & MOEDAS

 




Moedas desfaz tabu e anuncia recandidatura: “Ainda tenho muito para dar a Lisboa”


Expresso