domingo, 30 de junho de 2024

E QUEM VIER ATRÁS QUE FECHE A PORTA

 


"Costa pode ter sido para o PS o que Hollande foi para o PSF: a última oportunidade desperdiçada."

Daniel Oliveira

Expresso

POR CÁ, SEI DE UMA VARA QUE DEVIA PAGAR ESTE IMPOSTO


 A flatulência das vacas (e não só) vai pagar imposto na Dinamarca

São 40 euros por cada vaca, ovelha e porco, cobrados a partir de 2030, mas o Governo do país já avisou que o valor vai subir para 100 euros em 2035. O objectivo é reduzir as emissões de metano.

Público

O INESGOTÁVEL POÇO DE ÓDIO DOS RACISTAS

 

Desinformação, mentiras e vídeo: como funciona o Chega nas redes sociais

Vítor Matos  (Expresso)


André Ventura importou as técnicas modernas da desinformação da direita radical e acentuou a tendência para criar verdades alternativas ou “narrativas” geradoras de perceções, sobretudo contra imigrantes e jornalistas, durante a campanha das europeias. Iqbal, o imigrante do Bangladesh que o abordou, foi alvo de uma campanha de ódio nas redes sociais

sábado, 29 de junho de 2024

ÚLTIMO APELO

 


O MARCELO FRANCÊS

"Emmanuel Macron comportou-se um pouco como Napoleão e hoje enfrenta o seu Waterloo." 
Vejo Emmanuel Macron como uma espécie de príncipe maquiavélico que tenta enganar a sorte fazendo o que Maquiavel chamou de golpes. Golpes de autoridade que apanham o povo e a elite de surpresa - os grandes e o povo. E, finalmente, graças à sua audácia e a esta assunção de riscos tenta ser sempre o dono do jogo. A ideia era retomar o controlo como um príncipe maquiavélico. Ele quis deixar o povo atónito e atordoado e, de facto, houve um efeito de espanto. Mas o que era suposto ser um golpe de mestre revela-se agora uma armadilha. Ele não esperava a aliança-relâmpago, uma espécie de Blitzkrieg, que aconteceu na esquerda; ele queria fraturar a direita e isso ele conseguiu, com as divisões entre os que querem e os que não querem aliar-se à extrema-direita. Tanto as reações nacionais como internacionais a esta dissolução consideram que foi uma péssima ideia, que ele está a brincar com o fogo. Os franceses, tal como os parceiros europeus de Macron, estão muito zangados, e muitos não lhe perdoarão.

Céline Spector  (DN) 
 

HERANÇA E PARTILHAS NA POCILGA

Ventura reclama herança de Passos Coelho

Margarida Davim
Visão

 

OS SEGREDOS DA JUSTIÇA

David Justino: "Começa a haver sobreposição excessiva de posições do sistema de Justiça com as da extrema-direita”

Subscritor do Manifesto dos 50 por uma reforma da Justiça, o ex-ministro da Educação garante que as críticas dos signatários não são contra o Ministério Público no seu todo, mas contra algumas práticas, no seu entender, lesivas dos princípios do Estado de Direito.

DN 

PAI, MÃE, JÁ ACABEI A CÓPIA

 


Ministra da Saúde copiou parte de curso entregue à Faculdade de Farmácia de Lisboa


Ana Paula Martins traduziu trechos da estrutura de uma formação universitária inglesa no relatório de licença sabática que entregou à Universidade de Lisboa. Segundo o “Público”, o documento foi entregue no final de 2023 e aprovado, mas com “inconformidades”

sexta-feira, 28 de junho de 2024

EXPORTAÇÃO DE VEDETAS

 


Dois futebolistas e um surfista iniciam carreiras internacionais. O Paulinho vai para o México, o Rafa vai para a Turquia, o Costa vai para a Bélgica.

Passem bem.

FRUTA


Vereadora do PS em Lisboa Inês Drummond constituída arguida no caso "Tutti Frutti"


Expresso

 

TENHA UMA AMPLA VISÃO COM ÓCULOS DA MARCA PUTINAZI

Feridos de guerra ucranianos aplaudidos por Governo e deputados exceto PCP 

DN

 

UM IMENSO ADEUS

 

Faleceu Manuel Fernandes. Lendário ponta-de-lança do Sporting e do futebol português tinha 73 anos

quinta-feira, 27 de junho de 2024

DIZ-ME QUEM TE PROTEGE, DIR-TE-EI QUEM ÉS

 


Chega força adiamento de audição com a Procuradora Geral da República no Parlamento

CM

"Digníssimos juristas, cheios de pompa e circunstância"

 


"Depois do 25 de Abril de 1974 muita gente escapou à justiça pelo seu comportamento durante a ditadura ou, mais ainda, pelo seu papel de participantes naquilo que era a essência da ditadura: a força bruta contra os que se lhe opunham, com mortes, prisões, torturas. Há, no entanto, em especial, um grupo que escapou à penalização do seu papel na ditadura: os juízes dos Tribunais Plenários. Esses juízes eram serventuários da PIDE, exactamente serventuários, impediam qualquer simulacro de julgamento e de lei, mesmo as que habitualmente a ditadura não aplicava, ficavam furiosos quando os presos referiam as torturas por que tinham passado, ameaçavam os advogados, chegando a mandar prendê-los em pleno julgamento. Era gente que devia ter sido punida com rigor, mas escaparam por uma mistura de protecção corporativa e por serem “meritíssimos juízes”, ou seja, gente da alta, digníssimos juristas, cheios de pompa e circunstância, um exemplo de como ter diplomas, cursos, latim não impedem que se seja torcionário aplicado."

José Pacheco Pereira

Público


PRÉMIO




Prémio Camões para a poeta brasileira Adélia Prado

 

quarta-feira, 26 de junho de 2024

DO BECO DO CHÃO SALGADO A BRUXELAS, EIS O LABIRINTO DE UM LACRAU

O Presidente da República saudou esta terça-feira o acordo a que as três maiores famílias políticas europeias chegaram para a nomeação de António Costa como presidente do Conselho Europeu. "É uma alegria, é muito bom para a Europa e para Portugal, se se confirmar", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

Público
 

terça-feira, 25 de junho de 2024

OS PORCUGUESES DE BEM QUE TRABALHAM COM CANETAS, TECLADOS E MICROFONES SÃO PERIGOSOS

Apesar de os jornalistas terem sido considerados 'inimigos do povo' pelo líder dos porcugueses de bem, a nossa comunicação social lá continua na sua nobre e patriótica missão de levar o Porco ao colo:

Em maio de 2024, o presidente do Chega, André Ventura, liderou o top de exposição mediática, ao protagonizar 169 notícias com 7 horas e 5 minutos de duração durante o mês.

Note-se que esta análise exclui eventuais programas, debates ou entrevistas realizadas no período e que na contabilização do tempo se considera o tempo total de duração da notícia.

Ler mais: https://www.marktest.com/wap/a/n/id~2ae3.aspx 
 

O MONSTRO


"Há, em Ventura, um desvio típico dos sociopatas. Ele consegue ir onde outros param. Não por ser mais corajoso (teme todos os que têm poder) ou mais esperto do que os outros, mas porque foi despojado dos mecanismos emocionais que nos travam perante a crueldade. Estes são os homens realmente perigosos. Não precisam de ser violentos e até podem ser muito simpáticos. Mas são, e provavelmente é isso que Ventura será, sociopatas."

Daniel Oliveira 

Expresso 

SUGESTÃO

 


segunda-feira, 24 de junho de 2024

O AGITADOR

"O sr. presidente, nos últimos tempos de forma mais acentuada, não tem sido propriamente um garante da estabilidade, isso é público e notório. Através das suas múltiplas intervenções públicas, ultrapassa muito o seu papel de alto magistrado da nação, que deve falar quando é verdadeiramente necessário, e muitas das suas intervenções geram instabilidade. É como uma chuva miudinha, vai-se acumulando."

Constança Urbano de Sousa

JN
 

OS MALEFÍCIOS DO LATIM VULGAR

 


Prémio Camões João Barrento considera língua portuguesa "bastante maltratada" 

O escritor e tradutor João Barrento, vencedor do Prémio Camões 2023, considerou esta quinta-feira que a língua portuguesa é "bastante maltratada", na maneira como as pessoas falam e na imprensa.

Em declarações aos jornalistas, à margem da cerimónia de entrega do Prémio Camões 2023, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, Barrento disse reconhecer "a cada dia das mais diversas maneiras, no modo como as pessoas falam, na própria imprensa, que a língua portuguesa está a ser bastante maltratada".

"Também há uma influência enorme do latim vulgar de hoje, que é o inglês e que tem uma intervenção muito forte nas nossas línguas. Há um descuido, e provavelmente o universo digital terá alguma coisa que ver com isso, porque desde os primeiros anos de aprendizagem nas escolas estamos imersos nesse universo digital, que não é propriamente o melhor para a aprendizagem e um uso mais correto da língua. Penso que isso tem uma grande influência", afirmou.  (DN)

domingo, 23 de junho de 2024

ESPERANÇA


 


Eleições em França: esquerda unida procura espírito de 1936

Pedro Cordeiro  (Expresso)

EM PROL DA SUINOCRACIA

 

Ângela Silva sobre o Chega: “Ventura perdeu tração junto dos média”


Expresso

(Só no dia 17.6.2024, a SICN deu-lhe 13 minutos e a Now deu-lhe 9 minutos em entrevistas de todo injustificáveis. Em 20.6.2024, a CNN, com nova entrevista, promoveu-o durante mais 22 minutos. Se isto é perder tracção,..)

sábado, 22 de junho de 2024

O PORQUISMO EM ACÇÃO

Itália. Trabalhador migrante morre após ser deixado sem um braço à porta de casa

Caso está a chocar o país. Satnam Singh não foi levado ao hospital pelo seu patrão depois de um acidente na quinta.

Sábado

 

O PORQUISMO EM ACÇÃO

Menina de 12 anos violada por rapazes de 13 em França. Chamaram-lhe "judia suja"

Menina de 12 anos foi injuriada por ser judia e violada por dois jovens de 13 anos. Crime suscitou várias reações políticas da esquerda à direita, em plena campanha eleitoral.

Sábado

 

OS CALDOS DO GALINHA


"Por decisão da actual direcção, que me foi comunicada por e-mail na semana passada, e justificada por constrangimentos financeiros, este é o meu último artigo nesta coluna."

Paula Cardoso

DN 

sexta-feira, 21 de junho de 2024

O NOVO CONSELHEIRO DE ESTADO




 

DIGESTIVO





Buscas em Oeiras: almoços de Isaltino na mira da Judiciária

Em causa, um balanço de 139 mil euros em 1.441 "almoços de trabalho" no período pós-Covid

CNNP

 

SE BEM ME LEMBRO...

Dinheiro russo vai financiar próximos meses de campanha de Marine Le Pen

Frente Nacional obteve empréstimo de banco de Moscovo para financiar campanhas eleitorais.

“O facto de contrairmos um empréstimo iria determinar a nossa posição internacional? Mas já há muito tempo que defendemos uma linha pró-russa”, diz a líder da FN, quando interrogada pelo Le Monde. Mas, quando o caso é visto de Moscovo, não se imagina que um banco russo conceda um empréstimo a um partido da Europa Ocidental sem ter tido o aval do Kremlin, sublinha o diário francês.

Público (26.11.2014)

 

quinta-feira, 20 de junho de 2024

EVOLUÇÃO NA CONTINUIDADE?


 

GRUNHIDOS EM DÓ MAIOR

Gritos, insultos e falsidades do Chega marcam debate sobre migrações

Partido de André Ventura foi derrotado em todos os projetos de lei e resolução propostos. Porém, deputados usaram a sessão para novamente e sem provas associar imigração à criminalidade e dizer que os estrangeiros vivem às custas dos portugueses.  (DN)

 

FRUTA

AR levanta imunidade a três deputados do PSD sob suspeita no caso Tutti-Frutti

Em causa estão crimes de corrupção activa e passiva, prevaricação, tráfico de influência e burla qualificada. Luís Newton, Carlos Eduardo Reis e Margarida Saavedra são os deputados sob investigação.

 

quarta-feira, 19 de junho de 2024

O DISSOLVENTE E OS CHINELOS DA SOGRA

Madeira: Miguel Albuquerque rejeita ser substituído e diz-se preparado para eleições

 Expresso

E agora, o que vai fazer o sr. Sousa, para quem convocar eleições é tão divertido como esconder os chinelos da sogra?

FELICIDADE



"Pai, mãe, sou ministra! Digam às vizinhas, ao senhor prior, à dona Etelvina da mercearia, ao senhor Simões da farmácia e ao senhor Anastácio da taberna." 

terça-feira, 18 de junho de 2024

PROMOÇÕES DE LIXO, DETERGENTES E CARNE DE PORCO

No seu afã de manter a pocilga num brinquinho, a comunicação social lá continua os seus trabalhos de higiene e limpeza.

Ontem, um dos operadores de serviço foi a SICN. No jornal das 19 horas, concedeu, sob a forma de entrevista, 13-minutos-13 ao ex-cão de guarda do Vieira do Benfica, o racista André Claro. O novo operador, do grupo do Correio da Manhã e que dá pelo portuguesíssimo nome de Now, no seu dia de estreia, também deixou bons indicadores: ofereceu ao grande líder do nacional-porquismo mais 9-minutos-9 de propaganda travestida de entrevista.

No audio-visual estamos bem servidos: os canais generalistas passam lixo, os canais de informação fazem de detergentes.


 

OS SEGREDOS DA JUSTIÇA



Polícia acertou data de buscas no FC Porto com Pinto da Costa, avança CNN Portugal

Escutas revelam que o pai do ex-ministro do Ambiente João Pedro Matos Fernandes, quer presidiu à Assembleia Geral do FC Porto, disse ao filho que responsáveis do clube acertaram data da operação, realizada dois dias antes de um jogo da Liga dos Campeões

 

segunda-feira, 17 de junho de 2024

COICES E GRUNHIDOS COMO ALEIJÕES DA HISTÓRIA

Sim, pergunto eu: se o galhardo cavalo Incitatus chegou a senador por vontade do imperador Calígula, por que razão o Tânger Correa não haveria de chegar a deputado europeu e o Ventura a conselheiro de Estado, por vontade da fina flor do entulho?  
 

MANIPULAÇÃO PORCINA

 

ERC abre procedimento a vídeo manipulado pelo Chega com imagens da SIC

Em causa está o episódio em que André Ventura é confrontado por um imigrante do Bangladesh durante a campanha para as eleições europeias. A polémica levou mesmo o líder do Chega a afirmar que os jornalistas são o "inimigo do povo".

SICN

domingo, 16 de junho de 2024

O CABRITA, DE VEZ EM QUANDO, LÁ ACERTA UMA

 

"O único excitado que quer sempre eleições é o Presidente": Cabrita atribui culpa da instabilidade política a Marcelo

CNNP



OS CALDOS DO GALINHA

"A pedido da Direção do DN esta é a minha última crónica."

Ana Drago (DN 14.6.2024)

"O processo estava desencadeado, mas foi formalmente interrompido com a correspondência electrónica da direcção do DN anunciando a minha dispensa como cronista do jornal."

António Brito Guterres (DN 15.6.2024)

 

A CHOLDRA AGITA-SE

 

Pedro Arroja culpa André Ventura pelo “tombo do Chega” nas eleições europeias

Responsável pelo programa económico do Chega nas legislativas de 2022 diz que o líder e fundador “é agora o maior factor de risco para a implosão do partido”. Acusa-o de “não dar protagonismo a ninguém” e promover “desorientação ideológica”.  (DN)

sábado, 15 de junho de 2024

ISTO É PARA OS 'APANHADOS', NÃO É?

EXPRESSO

 

A DONA DA NOSSA SAÚDE

A arrogância e a prepotência da ministra da Saúde, que tem ar de sargenta de infantaria do tempo do Salazar, são inatas ou foram adquiridas no acto de posse?

A senhora julgar-se-á a Brites de Almeida ou o Napoleão Bonaparte?