sexta-feira, 20 de julho de 2012

O COMPRADOR DE PASSADOS

De Angola e na prosa inspirada de José Eduardo Agualusa nos chegou o romance «O Vendedor de Passados».
É a história de um albino, Félix Ventura, residente em Luanda, que vende passados falsos com uma genealogia grandiosa, à medida da ambição dos seus clientes, empresários, políticos e generais angolanos que, tendo o futuro assegurado pelos negócios sujos do 'pitrol', pedras e outros produtos tóxicos, precisam de um passado que lhes lave a cara e as mãos.
Sabe-se, agora, que em Lisboa vai sair um romance, assinado pelo escritor Liberal Passos, espoliado do Ultramar, que alguns consideram tratar-se de um plágio mal disfarçado, intitulado «O Comprador de Passados».
É a história de um outro espoliado do Ultramar, Miguel Lusófono Aventura, ambicioso ascensorista numa pousada da Juventude que aproveitou os contactos nas viagens de elevador para subir na vida. Tendo saído da sua zona de conforto no espaço exíguo e poluído do seu gabinete de trabalho, procurou uma segunda oportunidade e lá conseguiu um avental e um canudo à bolonhesa.
É, hoje, ministro da República do Merdaquistão.
O procurador de talentos da editora, após demorada análise, aconselhou a sua publicação garantido uma entusiástica adesão dos mercados. Vamos ter best-seller.