quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

NOTÍCIAS DA PIOLHEIRA

«Na última década, apenas 50 dos 549 condenados por crimes de corrupção foram condenados a prisão efectiva. Estes são dados do Barómetro Global da Corrupção divulgados pela Transparência Internacional, a propósito da comemoração do Dia Internacional de CombateContra a Corrupção, citados pela edição de hoje do jornal Público.

No entanto, não há confirmação de que os condenados tenham chegado a cumprir efectivamente a pena de prisão já que, grande parte das vezes, recorrem aos tribunais superiores, para alterar a decisão.

Estes dados são do ministério da Justiça que indica que desde o ano 2000 ocorreu ainda o aumento dos condenados em casos de peculato e participação económica em negócio.

Face a esta situação, há ainda a percepção de que o fenómeno da corrupção está a aumentar em Portugal. Mais de 80% dos portugueses acreditam que a corrupção piorou e 75% da população pensa que o combate à corrupção posto em prática pelas autoridades portuguesas é ineficaz.

Maria José Morgado, directora do DIAP, afirmou ao jornal que a corrupção evoluiu em Portugal "como se fosse um vírus, em metástases em quase todas as funções do Estado".

No topo da lista dos mais suspeitos de praticarem corrupção estão os partidos políticos e em segundo lugar o Parlamento»

«I»