Sanader encontra-se na vizinha Eslovénia, «numa viagem previamente marcada», segundo o próprio, mas a imprensa local sugere que o antigo chefe de Governo croata está em fuga.
A justiça está a investigar suspeitas de corrupção que envolvem Sanader e outros antigos membros do Governo. O inquérito está em fase avançada e uma comissão parlamentar decidiu-se pelo levantamento do estatuto de imunidade do actual deputado independente, expulso do seu antigo partido, o HDZ.
O ex-primeiro-ministro deverá ser detido nos próximos dias, caso regresse ao país, afirmou fonte judicial.
Sanader demitiu-se em Julho de 2009 sem apresentar qualquer justificação, num acto que à data surpreendeu os croatas. Desde então, multiplicaram-se as suspeitas de corrupção. Segunda-feira, o seu antigo ministro da Defesa foi condenado a 5 anos de prisão.
Recentemente, surgiram rumores do envolvimento de Sanader e outros antigos governantes croatas em esquemas de corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de armas e de drogas que estão a ser investigados após o colapso de um importante banco austríaco que terá servido de fachada a actividades ilícitas. O antigo líder da extrema-direita austríaca, Joerg Haider, entretanto falecido, é outro nome recorrentemente referido no caso.»
'SOL'