quarta-feira, 30 de abril de 2025
"INFORMAÇÃO" TELEVISIVA - A NOVA RAÇÃO PARA ENGORDA DE SUÍNOS
"A extrema-direita cresce por muitas razões. Mas a comunicação social, e em especial as televisões, têm dado um forte contributo. Não é por falarem dela. Muito menos por falarem dela quando representa quase um quinto dos eleitores. É porque lhe dão um destaque desproporcionado – Ventura tem, quase todos os meses, mais tempo de antena televisivo do que o líder do maior partido da oposição.
terça-feira, 29 de abril de 2025
GRUNHIDOS COMPROMETEDORES
Ventura volta a desmentir-se e garante que Chega não recebe donativos de outros partidos
Depois de André Ventura ter afirmado, na segunda-feira, durante o debate televisivo com a coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, que “o Chega recebe donativos de vários partidos”, o próprio líder do partido de direita radical populista desmente-se e garante que aquele “não recebe fundos nem montantes nem de partidos nem de nenhuma entidade estrangeira”. Questionado pelo PÚBLICO sobre se se tratou, então, de (mais) um lapso tal como o que cometeu sobre alegadamente viver num apartamento de 30 metros quadrados, Ventura não respondeu.
Adriana Castro
Público
segunda-feira, 28 de abril de 2025
O NACIONAL-PORQUISMO E OS IDIOTAS ÚTEIS
PS, PCP e PAN apontam perigo de dar “espaço” e “destaque” mediático à extrema-direita
Partidos deixaram alertas e lamentos sobre o espaço dado à extrema-direita, nomeadamente aos conflitos no 25 de Abril. Chega defendeu a manifestação dos extremistas e responsabilizou Câmara de Lisboa.
SINAIS
Juíza norte-americana detida pelo FBI acusada de obstruir uma operação de fiscalização de imigrantes
O CATA-VENTO
Quando estava vivo, o Papa não lhe agradava, mas depois de morto já o acha admirável. Pode ser que Ventura também venha ainda a gostar muito da democracia, depois de ela morrer. Talvez seja por isso que se tem esforçado tanto para precipitar o seu óbito
domingo, 27 de abril de 2025
PARA A MATERNIDADE? NÃO VÁ, TELEFONE!
Grávida tem bebé em ambulância à porta de casa enquanto eram aguardadas indicações sobre para que hospital deveriam ir
Este é o segundo parto realizado numa ambulância dos Bombeiros Mistos do Seixal em menos de uma semana. (CM)
NA GUINÉ COMO NA CASA BRANCA
Chimpanzés selvagens são filmados na Guiné-Bissau a partilhar fruta com álcoolO facto de os chimpanzés beberem álcool como nós sugere que a tradição humana de festejar pode ter origens profundas na nossa história evolutiva.
sábado, 26 de abril de 2025
A CHOLDRA DA CHOLDRA
APOIADO
Ferro Rodrigues recusou estar presente na cerimónia do 25 de Abril, alegando que Aguiar-Branco normalizou o comportamento da bancada do Chega.
sexta-feira, 25 de abril de 2025
SEMPRE!
Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
Sophia de Mello Breyner
BOA NOTÍCIA
quinta-feira, 24 de abril de 2025
NA MOUCHE
"André, eu sei que está preocupado com o assalto ao carro da minha irmã, mas não se preocupe que não está confirmado que tenha sido um deputado do Chega."
Mariana Mortágua
BOA RESPOSTA AOS TECNOFASCISTAS
quarta-feira, 23 de abril de 2025
OS SERMÕES DE SANTO ANDRÉ AOS PORCOS
Expresso
ACITÉ MONTENEGRINA
"Vejam a ultima notícia do Expresso sobre a forma como a construtora ABB se comportava na Câmara de Espinho, assumindo a combinação de que a previsível derrapagem orçamental na construção do canal ferroviário seria resolvida por um acordo em tribunal. E recordem-se de que foi neste preciso negócio que Montenegro, então advogado da autarquia, fez o estranhíssimo papel de, num parecer, defender os interesses da construtora contra o seu cliente. A mesma construtora que forneceu o betão ao empreiteiro e projetistas (os mesmos do canal ferroviário) que lhe fizeram a casa."
Daniel Oliveira
Expresso
OS CHIMPANZÉS DIVERTEM-SE
Secretário de Defesa dos EUA partilhou planos militares num grupo de família
terça-feira, 22 de abril de 2025
PAPA FRANCISCO
Foi diferente e foi melhor. Morreu. Os pobres, os oprimidos e os discriminados perderam um amigo. Os nababos, os pedófilos da católica Igreja e os tecnofascistas vêem afastar-se uma sombra e festejam.
A HIPOCRISIA DE UM NACIONAL-PORQUISTA
André Ventura lamenta morte de Papa Francisco e pede que "Igreja continue o legado" deixado pelo Pontífice
"Católicos do Chega choram e sentem o desaparecimento do Papa Francisco", admitiu o líder do Chega.
CM 21.4.2025
Lembretes:
Assim fica muito difícil seguir Francisco. Que saudades do Papa João Paulo II, que sabia bem quando ficar em silêncio e não tinha medo de chamar bandidos aos bandidos!
André Ventura
RedeX 2.4.2023
"Eu acho que este Papa [Francisco] tem prestado um mau serviço ao cristianismo. Acho. Acho que tem mostrado a esquerda revolucionária quase como heroica e a esquerda europeia marxista como a normalidade. Acho que este Papa tem contribuído para destruir as bases do que é a Igreja Católica na Europa e acho que em breve vamos todos pagar um bocadinho por isso. Isto não tem que ver com a questão direta da homossexualidade que me referiu, mas acho que este Papa tem prestado um mau serviço."
André Ventura
DN 31.10.2020
segunda-feira, 21 de abril de 2025
MAIS UMA CONDECORAÇÃO PARA OS NAZIS DE ISRAEL
Menino palestiniano mutilado é a fotografia do ano do World Press Photo
Retrato de Mahmoud Ajjour, que perdeu os braços quando a sua família fugia de um ataque israelita, em Março de 2024, foi captado pela fotógrafa Samar Abu Elouf para o New York Times.
O GRANDE FILHO DE PUTINA NÃO PÁRA
Kremlin tenta subverter governo da Moldávia para a usar contra a Ucrânia, alerta a presidente Sandu
AMBIENTE PORCINO
"Ambiente intimidatório" leva a desfiliações de dirigentes no Chega de Coimbra
Cerca de 150 militantes no distrito manifestaram descontentamento à direção nacional. O presidente da distrital nega as acusações e atribui as saídas a discordâncias sobre as listas para as legislativas.
SICN
domingo, 20 de abril de 2025
RECONHECIMENTO
Associação Transparência Internacional manifesta "profundo pesar" pela morte de João Cravinho
SINAIS
Trump ameaça afastar presidente da Reserva Federal se taxas de juro não forem reduzidas
Perante as ameaças de inflação e recessão, Trump tem insistido que o mandato de Jerome Powell, nomeado pelo próprio em 2018, devia terminar mais cedo.
SICN
sábado, 19 de abril de 2025
ESPINHOS
TRUMPORQUISMO
Ventura tirou a máscara e viu-se Donald Trump
Ao longo dos seus curtos anos de existência, o Chega alinhavou um programa económico com o formato de uma esponja onde tanto cabiam cortes de impostos liberais como odores proteccionistas da direita pura e dura. A guerra das tarifas desencadeada por Donald Trump levou o seu líder, André Ventura, para um novo patamar. É vê-lo agora a empunhar o bordão da autarcia e do nacionalismo económico para defender tarifas. Ou revê-lo tão perto do profeta do ideário do MARA (Make América Rich Again) que até se afasta da extrema-direita europeia. Ventura, cabeça, tronco e membros da terceira força política do país, sentiu que já não bastam declarações panfletárias ou xenófobas para manter as suas expectativas, percebeu que as invectivas contra os corruptos ou os ladrões já cansam, deu conta que o tom eriçado da zaragata o colocava refém do eleitorado da taberna do Portugal antigo. Vai daí, quer importar para o rectângulo pátrio a receita agressiva e estúpida que Donald Trump inventou e teve de suspender por 90 dias.
Manuel Carvalho
Público
O NACIONAL-PORQUISMO EM ACÇÃO
sexta-feira, 18 de abril de 2025
ISTO ATÉ FAZ CHORAR AS PEDRAS DA CALÇADA
Montenegro na tarde da “Júlia”: um filho tem “portas fechadas” e outro quer emigrar por causa do pai
Vítor Matos (Expresso)
quinta-feira, 17 de abril de 2025
MISTÉRIO
Expliquem-me em prosa simples e, de preferência, com um desenho, por que razão a SIC notícias continua a dar um microfone a esta senhora e a deixa cacarejar à vontade.
COERÊNCIA DOS SPINUMVIVAÇOS
Face ao programa de há um ano, programa da AD tira peso às medidas de prevenção de conflitos de interesses e incompatibilidades, e criminalização do enriquecimento ilícito (quase) desaparece. Plano de Prevenção de Riscos do Governo é dado como cumprido mas, dois meses depois da sua aprovação em Conselho de Ministros, ainda não é conhecido
Expresso