PAINEL DE HISTORIADORES COLOCA AMÍLCAR CABRAL ENTRE OS 20 MAIORES LÍDERES MUNDIAIS
Lisboa, 03 jan 2020 (Lusa) – O ideólogo das independências da Guiné-Bissau e Cabo Verde, Amílcar Cabral, integra a lista dos 20 maiores líderes mundiais de todos os tempos elaborada para a BBC por um painel de historiadores.
Amílcar Cabral foi nomeado pelo historiador britânico especializado em estudos africanos da Universidade de Chichester, Hakim Adi, e aparece em 14º na lista.
Na fundamentação, Hakim Adi sublinha a grandeza do líder africano cuja “luta pela independência em África também transformou Portugal”.
“Cabral encontrou forma de unir cerca de um milhão de pessoas na Guiné-Bissau, incluindo mulheres, a maioria agricultores analfabetos que falavam línguas diferentes”, adiantou o historiador.
Apontando o “limitado apoio externo”, Hakim Adi sublinhou a capacidade de luta do povo da então Guiné portuguesa para se libertar e começar a construir uma nova sociedade em que eram eles próprios a decidir.
“Fizeram isto enquanto partes do país continuavam ocupadas por Portugal”, acrescentou, adiantando que muitos africanos continuam a ser inspirados pela liderança de Cabral.
“A sua vida e obra mostra que, quaisquer que sejam os obstáculos, os povos conseguem ser os seus próprios libertadores”, reforçou.
CM