segunda-feira, 3 de julho de 2023

AUTARCAS E JACARÉS

 

Autarca mexicano cumpre a tradição e casa com jacaré

O presidente da câmara de uma pequena cidade do sul do México casou com um jacaré, num ritual tradicional que visa trazer boa sorte para o seu povo.

Victor Hugo Sosa, autarca de San Pedro Huamelula, uma localidade dos indígenas Chontal no istmo de Tehuantepec, casou com Alicia Adriana, jurando ser verdade o que o folclore tradicional apelida de "princesa".

"Aceito a responsabilidade porque nos amamos. Isso é que é importante. Não podemos ter um casamento sem amor... Aceito casar com a princesa", indicou Sosa no ritual. (DN)

(Que o Altíssimo, com as suas consabidas bondade e sabedoria, livre os indígenas deste catolicíssimo torrão de tais rituais que balançam entre o animismo e o paganismo. É que, para além das questões de estrito carácter religioso, há também a considerar uma não menos importante questão de segurança: imaginem, um dia destes, em Évora, cidade património mundial, com as ruas cheias de alentejanos e de turistas de todo o mundo, um 'cardume' de jacarés à porta do estabelecimento prisional, aguardando pacientemente a hora da visita aos cônjuges. É perigoso.)