«O concelho de Beja vai passar a incluir na sua toponímia nomes de presidentes de câmara que desempenharam funções antes do 25 de Abril. A proposta foi aprovada, por unanimidade, no dia 16 de Fevereiro, pela Comissão Municipal de Toponímia, de que faz parte o presidente da Câmara de Beja, Jorge Pulido Valente, do PS. A decisão foi mal recebida pelos vereadores da CDU, que notaram haver "diferenças" em ser um presidente de câmara eleito ou nomeado pelo antigo regime.
O presidente da autarquia rejeitou que houvesse "um cariz político" numa questão que "apenas tem que ver com o factor histórico", acrescentando que atribuir o nome de um presidente de câmara do antigo regime a uma rua do concelho não obriga a "ter de se fazer uma avaliação das suas qualidades".»
Público - 9.3.2012
Santa Comba Dão lança “marca Salazar” para vender produtos locais
Salazar vai ser marca registada para potenciar a economia do concelho que viu nascer o antigo Presidente do Conselho, Santa Comba Dão, e um dos primeiros produtos com esse cunho será o vinho “Memórias de Salazar”.
António de Oliveira Salazar nasceu no Vimieiro, a 28 de Abril de 1889, onde está também sepultado, mas a ideia de recorrer à “marca Salazar” para o desenvolvimento do concelho, como explicou à Lusa o presidente da autarquia, João Lourenço (PSD), “não pretende alicerçar-se no saudosismo nem nas romarias da saudade” em relação ao antigo ditador.
“A nossa é sempre uma perspectiva objectiva e histórica, porque os juízos de valor não têm de ser feitos pela autarquia, têm de ser as pessoas, os historiadores, os investigadores [a fazê-los]. Nós temos apenas de demonstrar a nossa convicção de que o que estamos a fazer é útil para o concelho e para a região. E se temos um vinho “Memórias de Salazar” é porque sentimos que as pessoas procuram essa ligação quando nos visitam”, disse o autarca.
Público - 14.3.2012