segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Dia Internacional contra a Mutilação Genital Feminina


Dia Internacional contra a Mutilação Genital Feminina: Declaração conjunta do Alto Representante da União Europeia, Catherine Ashton e da Vice-Presidente da Comissão Europeia, Viviane Reding

O dia 6 de Fevereiro marca o Dia Internacional contra a Mutilação Genital Feminina. Esta é uma oportunidade para lembrar ao mundo que a União Europeia condena esta prática abominável que viola os direitos humanos e a dignidade de centenas de milhar de mulheres e raparigas. Hoje, reafirmamos o nosso compromisso de trabalhar para a erradicação deste crime extremamente brutal. 
  
A Mutilação Genital Feminina viola os direitos das mulheres e raparigas. Não respeita os direitos básicos de igualdade de oportunidades, de saúde e de protecção contra violência, lesões corporais, abusos, torturas, tratamento cruel, desumano e degradante. Acreditamos que é nosso dever proteger as raparigas e mulheres em relação ao risco de mutilação e atenuar o sofrimento das mulheres que vivem com cicatrizes físicas e mentais causadas pela mutilação genital feminina. 
  
Temos de promover medidas que conduzam à erradicação da Mutilação Genital Feminina. Temos de nos concentrar na protecção e cuidados para as raparigas e mulheres que são vítimas de Mutilação Genital Feminina. Continuaremos a luta contra a violência baseada no género, tanto na União Europeia como ao nível das nossas relações externas.