domingo, 30 de junho de 2013

A GRANDE OBRA DA SEITA DOS GASPARALHOS

"FUGA DE CÉREBROS"

"Estado não valoriza capital humano, apenas o financeiro"

A "fuga de cérebros" está a conduzir à saída de Portugal de milhares de jovens qualificados, fenómeno nem sempre causado pela crise económica, mas que a acentua, com a perda de um investimento público superior a 46 mil euros por aluno.
"O Estado não valoriza o capital humano, apenas se preocupa com o capital financeiro", disse à Lusa Armando Pires, professor na Norwegian School of Economics, onde vive há seis anos.
Pires considera que a visão "neoliberal" do governo português baseia-se no pensamento "errado" de que se a gente "vai embora, desce o desemprego e a economia cresce".
DN

Concert per la Llibertat

90.000 personas en el concierto por la independencia en el Camp Nou

El País

HUMOR NEGRO

"Queremos uma sociedade que não deixe ninguém para trás, queremos uma sociedade que seja decente e moderna"

P.P. Coelho


INTERVALO MUSICAL

NÁUSEA

UM ADEUS PORTUGUÊS

Alexandre O'Neill

Não tu não mereces esta cidade não mereces
esta roda de náusea em que giramos
até à idiotia
esta pequena morte
e o seu minucioso e porco ritual
esta nossa razão absurda de ser 


(Extracto)

SUGESTÃO

Sinopse:

Corria o ano de 1444. Uma frota algarvia de 6 caravelas chega a Lagos depois uma expedição ao golfo de Arguim (atual Mauritânia). Naquela manhã quente de princípio de Agosto, despertando a curiosidade da população local, desembarcava em Lagos um contingente de 235 escravos africanos. A notícia correra de boca em boca. Todos queriam ver o inusitado espetáculo, até mesmo o poderoso infante D. Henrique, que tinha direito a um quinto dos desembarcados. Não era a primeira vez que chegavam escravos negros a Lagos. Mas nunca tinham vindo em tão grande número. O cronista Gomes Eanes de Zurara relata, de forma comovente, na sua Crónica da Guiné, a partilha dos cativos: homens e mulheres inconsoláveis, rostos lavados em lágrimas, gritando e gemendo, tentando desesperadamente não ser separados dos filhos.


De uma forma simbólica, este episódio marca o início do tráfico atlântico de escravos. A partir de 1444 e durante cerca de 180 anos, os portugueses detiveram, quase em exclusivo, o comércio de escravos no Atlântico. Só a partir de 1621, com a criação da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, novos concorrentes chegam em força a este mercado.

O historiador Arlindo Manuel Caldeira levou a cabo uma exaustiva pesquisa, para traçar neste livro, um retrato abrangente do tráfico de escravos, da sua origem até à sua abolição, no espaço do império português.


Um processo complexo que evoluiu ao longo dos séculos, que é aqui analisado desde a compra dos escravizados, em diferentes locais da costa ocidental africana, à difícil travessia do oceano em navios sobrecarregados, nas condições mais deploráveis. É possível acompanhar depois a chegada desses escravos a Lagos e a Lisboa, mas sobretudo aos portos do Brasil, em direcção às minas e às grandes plantações de açúcar, de tabaco e de café, onde constituíram a mão de obra quase exclusiva.

O historiador analisa ainda, com minúcia, as margens de lucro deste negócio e desvenda a biografia de alguns negociantes e das principais famílias que se envolveram no

Apesar  de em Portugal, o primeiro decreto de restrição do tráfico ter a data de 1761, só em 1842 é que, de forma efetiva, a Coroa portuguesa proclamou o fim da compra e venda de seres humanos e, em 1878, a abolição da escravatura em todo o império português. Para a História fica o poder dos números: entre 1450 e 1860 quase 13 milhões de africanos foram traficados no lucrativo comércio de escravos do Atlântico. Perto de seis milhões desses escravizados foram transportados em navios com a bandeira de Portugal ou do Brasil.

A VIDA ÚTIL

Romance vencedor do Prémio Agustina Bessa-Luís lançado a 4 de Julho

Está agendada para a próxima quinta-Feira, dia 4 de Julho, pelas 18:30, na Livraria «Pó dos Livros», na Av. Marquês de Tomar n.º89, em Lisboa, a sessão de lançamento do romance vencedor da 5ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, «A Vida Inútil de José Homem», de Marlene Ferraz.

Editado pela Gradiva, «A Vida Inútil de José Homem» venceu, em 2012, este Prémio Literário, instituído pela Estoril Sol, por unanimidade do Júri, presidido pelo escritor e ensaísta Vasco Graça Moura.
O júri, ao eleger o romance «A Vida Inútil de José Homem», tomou em consideração «uma apreciável desenvoltura narrativa e uma relação criativa com a língua portuguesa». O romance – refere ainda a acta do júri – «evidencia situações dramáticas da memória histórica portuguesa africana, num enquadramento interessante e, em certa medida, original».
Diário Digital

sábado, 29 de junho de 2013

DE OUTROS

Polícia da Pategónia fica longe do recorde de detenções


A Polícia de Choque da Pategónia, constituída por pategónios armados até aos dentes, deteve, revistou, deu alguns safanões, identificou, constituiu arguidos, submeteu a termo de identidade e residência e notificou 226 cidadãos acusados de manifestação ilegal e de atentado à segurança de transporte rodoviário.
Este número, embora elevado, é apenas o recorde nacional de detenções em simultâneo do século XXI, na Pategónia.  O recorde absoluto continua a ser a detenção de 1.500 estudantes na madrugada de 11 de Maio de 1962. Um porta-voz do Comando da Polícia de Choque da Pategóniaqueixou-se que agora “há muito mais papelada para preencher”, o que impede que o número de detidos seja mais elevado. Além disso, o porta-voz recordou que em 1962 os estudantes foram detidos pela Polícia de Choque reforçada por Pides e Legionários.
O preenchimento da papelada e a contagem do número de detidos servem também como prova de habilitação literária dos agentes da Polícia de Choque da Pategónia para efeitos de promoção.

JOÃO PAULO GUERRA
BLOG 'DIZ QUE É UMA ESPÉCIE DE DEMOCRACIA'

SALVEM-SE AS ALMINHAS



Jardim deu 7,6 milhões de euros para construir igrejas

Tribunal de Contas chama a atenção ao facto de estes subsídios não terem sido publicitados no Jornal Oficial da Região. O relatório do TC foi enviado para o Ministério Público tendo sido detetadas infrações financeiras.

DN

AVIVAR A MEMÓRIA AO PSD, CDS E AO SACO DE ALFARROBAS

Artigo 45.º
Direito de reunião e de manifestação
1. Os cidadãos têm o direito de se reunir, pacificamente e sem armas, mesmo em lugares abertos ao público, sem necessidade de qualquer autorização.
2. A todos os cidadãos é reconhecido o direito de manifestação.

(Da Constituição da República)

AVIVAR A MEMÓRIA AOS SILENCIOSOS PS, PCP E BE


"Quando os nazistas levaram os comunistas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era comunista. Quando eles prenderam os sociais-democratas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era social-democrata. Quando eles levaram os sindicalistas, eu não protestei, porque, afinal, eu não era sindicalista. Quando levaram os judeus, eu não protestei, porque, afinal, eu não era judeu. Quando eles me levaram, não havia mais quem protestasse."

O BEM-AMADO

Governo Deve ser dada aos cidadãos uma visão de futuro, diz Passos
Notícias ao Minuto

O CORO DOS GASPARALHOS ARREPENDIDOS

"O País precisava de ser melhor governado!", diz Carrapatoso
António Carrapatoso, o gestor e dinamizador do movimento Mais Portugal, e que foi um apoiante de Pedro Passos Coelho nas últimas eleições, faz duras críticas à atuação do Executivo.
Dois anos depois de ter entrado em funções, Carrapatoso entende que o Governo não é pior que os anteriores mas que Portugal "precisava desesperadamente de ser melhor governado!"
Para Carrapatoso, é hoje claro que os partidos do Governo, "em particular o maior deles, não se prepararam suficientemente para uma exigente governação", além de que o Executivo "sobrevaloriza as finanças, em desfavor da economia e do social".
EXPRESSO

ORA EÇA

Seis escritores portugueses dão continuidade a «Os Maias» de Eça de Queiroz

O romance «Os Maias», de Eça de Queiroz, vai ser continuado por seis escritores portugueses, numa narrativa que irá de 1888 a 1973.

«Os novos Maias» inicia-se precisamente no ano seguinte ao que Eça de Queiroz terminou o seu romance com uma mensagem que Carlos da Maia e o amigo João da Ega afirmam que «não vale a pena correr para nada» e acabam por correr para apanhar um elétrico que os leve a um jantar para o qual estão atrasados.
A iniciativa de dar continuidade à obra-prima de Eça de Queiroz, é do semanário Expresso que comemora 40 anos, contando com o apoio da Fundação Eça de Queiroz, e os escritores convidados são José Luís Peixoto, José Eduardo Agualusa, Mário Zambujal, José Rentes de Carvalho, Gonçalo M. Tavares e Clara Ferreira Alves.
A partir de 03 de agosto com a edição do semanário é publicado um fascículo de «Os novos Maias».
«Os Maias terminam com o regresso de Carlos da Maia a Portugal e o assumir de que foi um falhado da vida, agora é a hora de perceber o que aconteceu depois», disse à Lusa fonte do semanário.
«A cada autor foi destinado um período de tempo histórico e cada capítulo tem como pivô a personagem Carlos da Maia. Cada um será responsável por o encadear da história até ao ano de 1973, em vésperas do 25 de abril, e no ano em que foi fundado o semanário», disse a mesma fonte.
Diário Digital

sexta-feira, 28 de junho de 2013

A TENTAÇÃO FASCISTÓIDE

Garcia Pereira diz que detenção de manifestantes visa obter ficheiros

O advogado Garcia Pereira afirmou hoje que a detenção de mais de 200 manifestantes na quinta-feira, em Lisboa, na sequência de um desfile pela greve geral, visa a obtenção de ficheiros políticos e policiais de ativistas sociais.
"O que temos aqui é uma coisa muito grave, que é a realização de ficheiros políticos com dados de ativistas sociais que vão a manifestações. Algo que está proibido desde o 25 de Abril [de 1974]", disse aos jornalistas.
Garcia Pereira encontra-se no Tribunal de Pequena Instância de Lisboa em representação de uma arguida e também para apoiar os restantes notificados, no âmbito de uma iniciativa da Ordem dos Advogados.
DN

O TUMOR MALIGNO


A receita de Eça de Queiroz "este governo só sai com benzina porque é uma nódoa" não se aplica a este grupo de talibãs.
Um governo que é um cancro, só pode ser erradicado com tratamentos de quimioterapia e radioterapia.

OS NEFELIBATAS

Défice de 10,6% no primeiro trimestre

“Estes dados indicam o sucesso do programa de ajustamento”, disse Luís Morais Sarmento.

Público

"UMA OPÇÃO CONSCIENTEMENTE ESTRATÉGICA"

Trinta oliveiras custaram 60 mil euros

Autarquia liderada pela socialista Maria do Céu Albuquerque comprou árvores por ajuste direto a empresa do pai e irmã do seu homólogo de Proença.
A Câmara de Abrantes gastou mais de 60 mil euros em 30 oliveiras para colocar no recinto do centro escolar da freguesia de Alferrarede. A autarquia, liderada por Maria do Céu Albuquerque (PS), que se candidata a novo mandato, adquiriu as árvores por ajuste direto a uma empresa da família do presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Paulo Catarino (PS).
A informação é pública e pode ser consultada no portal ‘BASE.gov’. A 16 de abril de 2013, a Câmara de Abrantes adquiriu por ajuste direto "trinta oliveiras centenárias" por 50 950 euros, mais IVA, à empresa Aeroflora. O assunto despertou a curiosidade dos vereadores do PSD, que questionaram a presidente da autarquia sobre as razões que levaram a câmara a pagar mais de dois mil euros por cada árvore, quando a própria é dona de diversos olivais no concelho.
Segundo o vereador Santana-Maia Leonardo, Maria do Céu Albuquerque explicou que "se tratava de oliveiras seculares e que estavam abrangidas pelo projeto inicial" do centro escolar. O facto de estarem orçamentadas no projeto não explica por que razão a autarquia procedeu a um ajuste direto há três meses, e quase um ano depois de o equipamento ter sido inaugurado.
A Aeroflora tem como sócios-gerentes Acácio Catarino e Célia Cristina Catarino, o pai e a irmã do presidente da Câmara de Proença-a--Nova, João Paulo Catarino. A Câmara de Abrantes diz que a compra "é uma opção conscientemente estratégica. O concelho pretende afirmar a sua importância na produção de azeite".
CM

DE OUTROS

«Que dizem, nos debates parlamentares, estes homens rotativos e notoriamente gastos, em que já poucos acreditam? As palavras foram prostituídas com mentiras, embustes e omissões. Mesmo com esta certeza evidente, lemos nos jornais e ouvimos nas televisões, comentadores a "reflectir" sobre este nada, como se de discussão séria se tratasse. Estão a desmoronar não só a democracia, no que a democracia tem de mais justo e belo, como a liquefazer as nossas esperanças.»

Baptista-Bastos
Jornal de Negócios

COMUNICADO

Nós, os manifestantes detidos hoje, 27 de Junho de 2013, no bairro da Bela Flor, saímos em manifestação espontânea a partir de S. Bento, com a polícia constantemente a acompanhar-nos sem nos nos dar qualquer tipo de indicações. Durante todo o percurso, os manifestantes foram pacíficos e não causaram qualquer tipo de danos. Após a passagem pelo Centro Comercial das Amoreiras, quando nos aproximámos do acesso para a Ponte 25 de Abril, pela primeira vez, as autoridades comunicaram connosco para nos indicar que enveredássemos para o acesso à Ponte 25 de Abril. Fomos encurralados por dezenas de membros e carrinhas do corpo de intervenção que esperavam fora de vista, e então dirigidos para o bairro da Bela Flor, sempre rodeados pelo corpo de intervenção. Ficámos detidos na rua desde as 19 horas (passa já das 23 horas e só agora estamos aos poucos a ser libertados), sem acesso a água ou sanitários. Após identificação e revista um a um dos cerca de 200 manifestantes, foram-nos apresentados, documentos para assinar ao mesmo tempo que se dificultava o acesso a advogados. Acabámos por saber que teremos que comparecer todos amanhã, 28 de Junho, às 10 da manha no Campus da Justiça do Parque das Nações. Pedimos a presença e solidariedade de todos para os procedimentos.
Já na anterior Greve Geral aconteceram inúmeras irregularidades nas detenções que foram efectuadas e, mais uma vez, o governo procura formar um escândalo para tentar abafar o impacto da Greve Geral.
Aqui não há criminosos mas há arguidos; no governo não há arguídos, há criminosos.

Os Manifestantes Detidos no Bairro da Bela Flor
Bairro da Bela Flor, 27 de Junho de 2013 

Gasparizado ao blog 'Entre as Brumas da Memória'

A LEGISLAÇÃO TAMBÉM DEVIA PROIBIR NOVOS GOVERNOS COMO O DE RELVAS

Legislação Governo aprova lei que evita novas licenciaturas como a de Relvas
Esta quinta-feira o conselho de ministros aprovou uma nova lei que limita o número de créditos que podem ser atribuídos pela experiência profissional, como aconteceu com o polémico caso da licenciatura de ex-ministro Miguel Relvas.
Notícias ao Minuto

A RETÓRICA FASCISTÓIDE

"Governo respeita mais quem está a trabalhar"


Marques Guedes

Ministro

quinta-feira, 27 de junho de 2013

A INTIMIDAÇÃO FASCISTÓIDE

Manifestantes cercados antes da Ponte 25 de Abril

Polícia formou um quadrado para envolver os manifestantes no acesso à Ponte 25 de Abril e procede à operação de identificação."Fascismo nunca mais",gritam.19h42 - Um a um os manifestantes são identificados. No terreno está o comandante do corpo de operações especiais da PSP e várias unidades de equipas de intervenção rápida e das forças de intervenção, que se estão a render. A operação de identificação promete ser demorada no bairro da Bela Flor
19h15 - Começam a ser revistadas as mochilas dos manifestantes.
19h08 - Cerca de 200 manifestantes continuam cercados pela polícia, que formou um quadrado para os envolver, como se faz com as claques de futebol. De vez em quando gritam: "Fascismo nunca mais", mas a situação está calma.
18h46 - Acesso à ponte 25 de Abril já foi desbloqueado. Polícia formou um quadrado para cercar manifestantes e proceder à sua identificação numa rua lateral a seguir às bombas de gasolina no Viaduto Duarte Pacheco.

EXPRESSO

Algo rebentou.
Uma semente
Um soluço de absoluta necessidade
Uma tristeza demasiado pesada


Poema de Rita Aleixo (extracto).

EL HERMANO JACINTO LECHE CAPELLO RIEGO

Juiz manda ex-tesoureiro do PP espanhol para a prisão por risco de fuga

AS MANHAS DO ARREPENDIDO

Santos, o Teixeira dos, o pior ministro das finanças da UE, segundo o Financial Times (não esquecer que o Gaspar ainda não tinha dado provas da sua imbatível incompetência...), resolveu quebrar um silêncio de dois anos e fê-lo com algum estrondo e maior descaramento.
Depois de acusar o actual governo de acenar com descida de impostos devido às autárquicas, lá veio o arrependimento: «Se eu soubesse ou pudesse adivinhar, em 2008, aqueles que iam ser os desafios a enfrentar (mais tarde), não teria descido a taxa do IVA, nem teria aumentado os salários da função publica em 2009».

Ora bem, façamos um esforço de memória:

Março 2008  

Governo baixa taxa do IVA de 21 para 20 por cento

Outubro 2008  

Teixeira dos Santos: aumento salarial da função pública de 2,9 por cento

27 de Setembro 2009
Eleições legislativas

29 de Setembro 2009
O corte entre 3,5% e os 10% nos salários da Administração Pública a partir dos 1500 euros, incluindo órgãos de soberania, é a "mais difícil" de um pacote de medidas anunciadas pelo primeiro-ministro para o Orçamento de Estado para 2011. O Governo também determinou a redução nas deduções fiscais com saúde e educação e a subida do IVA para 23%.

Mais palavras para quê? É um artista portuense e foi o grande pilar desse grande estadista chamado José Sócrates.







JSD - "ÍNCLITA GERAÇÃO, ALTOS INFANTES"

Salários vão cair por mais dois anos

Bruxelas diz que "procura interna deprimida e mercado de trabalho enfraquecido" vão continuar a penalizar o rendimento das famílias portuguesas
Os salários dos trabalhadores vão continuar a encolher até 2015, antecipa a Comissão Europeia no relatório da 7ª avaliação a Portugal. Mas nem tudo são más notícias: Bruxelas garante que os cortes nas pensões e na despesa do Estado podem ser substituídos por outras medidas. A decisão cabe, assim, ao Governo.
No documento, ontem revelado, os técnicos de Bruxelas sustentam que "uma procura interna deprimida e um mercado de trabalho enfraquecido deverão continuar a exercer uma pressão descendente sobre os salários e os preços". E acrescenta: "Os custos unitários de trabalho nominais caíram significativamente em relação à média da Zona Euro nos últimos três anos e esta tendência deve continuar em 2013 e também em 2014."
CM

INTERVALO MUSICAL

INTERVALO MUSICAL

A RUA E O LULÃO - COINCIDÊNCIAS

Ordem de prisão para deputado por corrupção

O Supremo Tribunal do Brasil ordenou a ordem de prisão imediata para o deputado Natan Donadom, envolvido num esquema de desvio de 2,8 milhões de euros.
Pela primeira vez desde a redemocratização do país, em 1985, e a entrada em vigor da atual Constituição, em 1988, o Supremo Tribunal Federal brasileiro decretou nesta quarta-feira a prisão de um deputado em exercício.
Natan Donadom, condenado em 2010 a 13 anos de prisão mas que aguardava recurso em liberdade, teve a ordem de prisão exarada no final da tarde, mas até às 19 horas de Brasília, 23h em Lisboa, ainda não tinha sido preso nem se apresentara.
CM

O CHOQUE LIBERAL

Injecção de capital no Banif vai ter impacto negativo no défice público

Público

OUTROS FUTEBÓIS

Futebol Romário chama "chantagista, corrupto e sem vergonha" a Jerome Valcke
O antigo futebolista internacional brasileiro Romário criticou hoje a FIFA e o seu secretário-geral, Jerome Valcke, a quem chamou de “chantagista, corrupto e sem vergonha”.
“Existe coisas que não posso deixar passar. Ontem [terça-feira], o chantagista, corrupto e sem vergonha, secretário-geral da FIFA recusou a ideia de que veio ao Brasil encher os cofres da organização. Uma frase destas chega a ser piada”, afirmou Romário na sua página oficial do Facebook.
De acordo com o atual deputado federal, Valcke perdeu toda a credibilidade após ter afirmado que o mais importante do Mundial2014 que se realiza no Brasil são os estádios e que tudo o resto era secundário.
“Realmente ele [Valcke] está no sítio certo [FIFA], por todo o histórico de negócios suspeitos desde o tempo do brasileiro Havelange até ao atual de Blatter”, prosseguiu Romário.
Romário que é atualmente deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro é um dos principais críticos à realização do Mundial2014 e a Taça das Confederações no Brasil.
Uma das principais críticas que o deputado aponta é a falta de investimento público nos setores sociais e os avultados custos que o governo brasileiro teve para organizar a Taça das Confederações, o Mundial de futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos Rio2016.
Notícias ao Minuto

OUTRO CANUDO PAP'AÇORDA

Ministério Público pede anulação da licenciatura de Relvas



A ação é contra a Universidade Lusófona, que concedeu a licenciatura ao ex-ministro adjunto de Passos Coelho e é co-réu no processo. A decisão cabe agora a um juiz.EXPRESSO

quarta-feira, 26 de junho de 2013

SOBRE A GREVE E A BEM DA NAÇÃO

"Somos excessivamente pobres para nos permitirmos a esse luxo."

António de Oliveira, o Salazar


“País precisa menos de greves e mais de trabalho”

Pedro Passos, o Coelho

FRASES SOLTAS


'UGT tinha um défice de luta que Carlos Silva está a colmatar'

Torres Couto
SOL

CHERNE NO FORNO (RECEITA FRANCESA)




http://expresso.sapo.pt/hollande-exige-mais-autonomia-a-barroso=f816469

A MILAN-ASTRAYZAÇÃO DA CULTURA

Lisboa Teatro Aberto admite fechar portas no final do ano
O Teatro Aberto estreia, na sexta-feira, "O Preço", de Arthur Miller, e admite ter de fechar portas no final do ano, devido à redução de apoios públicos, disse à Lusa o encenador João Lourenço.
Notícias ao Minuto

PARA MAIS TARDE RECORDAR:

"É preciso voltar à mesma frase: "Que parte é que não percebeu? Não há dinheiro""


Em 2012, a Cultura sofrerá um corte de, pelo menos, 30 milhões. Há quatro meses em funções, Francisco José Viegas admite que os cortes serão "dolorosos", mas sublinha que tentará "minimizá-los".
Público


LEMBRETE

O Cantor:

" E vós, que haveis assistido ao Círculo de Giz,
Prestai atenção aos sagazes conselhos
Dos mais velhos:
Cada coisa que existe deve pertencer
Àquele a quem melhor couber.
A criança à mulher maternal
Para que possa crescer e ser normal;
O carro ao bom condutor
Pra que seja guiado a primor,
E o vale, a quem o regar
Para que em frutos lhe possa pagar."


Bertold Brecht

A VELHA QUESTÃO DO 'RESPEITINHO'


LE TAMBOUR BARRÔSÔ

Et Benoît Hamon en a remis une couche dans la foulée. "Barroso, comme beaucoup de commissaires européens contribue à entretenir une forme de distance avec le projet européen. Aujourd'hui, dans leur politique, dans cette obsession à faire de l'austérité partout, ils cassent le modèle social et contribuent à la désespérance qui mène parfois au Front national", a affirmé le ministre de l'Economie solidaire sur I-Télé.
Le Huffington Post

A RUA CONTRA A CALDEIRADA DE LULAS

Câmara dos Deputados do Brasil deixa cair "Lei da Impunidade"

A Câmara dos Deputados do Brasil rejeitou a proposta de emenda constitucional que restringia o poder de investigação criminal do Ministério Público. Foi uma clara resposta aos protestos das últimas semanas nas ruas.
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC 37), que previa que os inquéritos criminais passassem a ser competência exclusiva das polícias – e se tornou num dos principais alvos da contestação nas manifestações das últimas semanas – foi rejeitada por 430 votos contra, nove favoráveis e duas abstenções.
A votação da legislação que passou a ser chamada "Lei da Impunidade", críticada por alegadamente acentuar o risco de corrupção, chegou a estar anunciada para 3 de Julho, mas foi antecipada.
Para garantir que fosse rapidamente votada, o presidente da Câmara de Deputados, Henrique Eduardo Alves, procedeu a uma alteração regimental. Quis assim evitar que a discussão dos royalties para a saúde e educação, que se previa prolongada, impedisse que a PEC 37 não fosse apreciada na terça-feira.
Parlamentares citados pelo jornal Estado de São Paulo, reconheceram que as manifestações de rua foram decisivas para a rejeição da proposta. “Não aconteceria sem as ruas”, disse Walter Feldman, do PSDB (Partido da Social Democracia do Brasil), para quem, sem a contestação, pelo menos 70% dos eleitos teriam votado a favor da PEC 37.  
A proposta, da autoria do deputado Lourival Mendes, do PT (Partido dos Trabalhadores, no governo), previa que as investigações criminais fossem conduzidas pelas polícias, cabendo ao Ministério Público a apresentação de acções e o arquivamento de inquéritos.
Noutra votação influenciada pelos protestos de rua das últimas semanas, a Câmara aprovou, já na madrugada desta quarta-feira, a decisão de destinar 75% das receitas do petróleo à educação.
Público

VIVA A CRISE

DIÁRIO ECONÓMICO

PETIÇÃO



Deco lança petição online para pôr fim a comissões das contas à ordem

terça-feira, 25 de junho de 2013

PECUÁRIA NEOLIBERAL

Mercados Responsável da Fed compara investidores a "porcos selvagens"
O presidente da Reserva Federal (Fed) de Dallas, Richard Fisher, referiu-se aos investidores dos mercados financeiros como “porcos selvagens”. Em causa está, segundo Richard Fisher, o facto de os investidores estarem a adiar os planos da Fed para a compra de obrigações.
Notícias ao Minuto

MOMENTOS DIFÍCEIS NA VIDA DE UM ARTISTA

"Traidor"...



No mundo da cultura francesa, depois de Costa-Gravas, que o qualificou de "homem perigoso para a cultura europeia", um outro grande cineasta, Bertrand Tavernier, foi ainda mais violento, chamando-o "traidor" e "bastardo".
No mundo da política, assiste-se à mesma escalada verbal. O ministro da Recuperação Industrial, Arnaud Montebourg, disse, neste domingo, que Barroso é "o carburante" da extrema-direita. Barroso respondeu-lhe, ontem, acusando-o, a ele e aos "soberanistas de esquerda", de terem "exatamente o mesmo discurso que a extrema-direita".

..."Arcaico", "vira casacas"



As críticas francesas incomodam Barroso porque não vêm apenas da esquerda. Também o insuspeito e habitualmente muito calmo dirigente da direita, Alain Juppé, gaullista e ex-primeiro-ministro, chamou-lhe "arcaico" por ele atacar a excepção cultural e a diversidade cultural. Rachida Dati, igualmente da direita, ex-ministra da Justiça e eurodeputada, pediu a sua demissão acusando-o "de se deitar perante os americanos".
Na imprensa francesa, depois do mais influente jornal francês, "Le Monde", ter qualificado Durão Barroso de "camaleão", o "Liberation" de hoje diz que ele é um "talibã" da mundialização, um ambicioso "vira casacas" que "tem a espinha dobrável, o que lhe vale aliás o desprezo sólido da chanceler alemã, Angela Merkel".
EXPRESSO

ESCONDER AS VERGONHAS

Escondeu ter trabalhado com Relvas

A ex-chefe de gabinete de Miguel Relvas omitiu ter trabalhado com o ex-ministro Adjunto no currículo que foi publicado ontem em Diário da República no qual se dava conta da sua nomeação para subdiretora-geral da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).
O concurso, realizado pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP), selecionou três funcionários superiores: Maria Andrade Ramos, ex-chefe de gabinete do secretário de Estado Hélder Rosalino, para diretora-geral da DGAEP, e Sílvia Esteves e Vasco Hilário como subdiretores-gerais.
Na nota curricular publicada de Sílvia Gonçalves Esteves, pode ler-se: "De julho de 2011 a março de 2013 exerceu funções como adjunta jurídica de membro do Governo (XIX Governo Constitucional), substituindo o Chefe de Gabinete nas suas ausências e impedimentos." Miguel Relvas delegou em Sílvia Esteves todas as funções de gestão do gabinete antes de se demitir.
CM

DEVER DE MEMÓRIA


Amnistia Internacional investiga crimes do franquismo

A Amnistia Internacional (AI) pediu hoje, em Buenos Aires, ao Governo espanhol que colabore com a causa judicial aberta na Argentina para investigar crimes cometidos durante a ditadura franquista.
DN