quinta-feira, 31 de março de 2011

WEST COAST NEWS (NOTÍCIAS DA PIOLHEIRA EM INGLÊS TÉCNICO)

«O administrador dos CTT Marcos Baptista, ex-sócio do secretário de Estado Paulo Campos e por este nomeado, adulterou o currículo, afirmando ser licenciado pelo ISEG, como consta no despacho de nomeação publicado em Diário da República. O curso não foi concluído, apurou o i, não tendo Marcos Baptista completado as cadeiras suficientes para concluir uma licenciatura pós Bolonha, caso o curso tivesse sido realizado após a entrada em vigor deste acordo comunitário.»

«I»

DE OUTROS

«Enquanto houver poetas o mundo tem salvação»

Maria Teresa Horta

TVI24

TRANSPARÊNCIA


O ex-secretário de Estado da Justiça considera que Alberto Martins lhe devia pedir desculpa na Assembleia da República, em relação ao processo sobre o pagamento de abonos remuneratórios por acumulação de funções à mulher do ministro da Justiça, que o próprio Alberto Martins acabou por revogar.

Depois de ter lido a fundamentação legal do relatório da Inspecção-Geral da Justiça, João Correiadiz que o ministro Alberto Martins devia ter ido ao parlamento "fazer um mea culpa e pedir desculpa" por o ter envolvido neste caso. As conclusões da inspecção referem que a decisão de João Correia foi inválida, mas apenas porque não lhe podia ter sido delegada competência neste caso em que era necessário decidir o pagamento à procuradora Maria da Conceição Fernandes, mulher deAlberto Martins.

João Correia diz que não lhe cabia atribuir a delegação de competências e entende que as suas decisões foram legais: "A decisão do ministro é que não", sublinha. O advogado desenha o percurso dos documentos: "Quando chegam, são enviados para a secretaria-geral, em seguida vão para o gabinete jurídico, onde é feito um parecer, depois vão para o gabinete do ministro e só depois iam para o meu gabinete. O ministro é que tinha de saber que aquela magistrada era a mulher dele e o seu chefe de gabinete também tinha de saber que a senhora magistrada era a tia dele", continua, lembrando que o chefe de gabinete de Alberto Martins é também seu sobrinho. "Alberto Martinsdeve saber o nome da mulher, eu não", afirma.
«I»

O RIGOR ORÇAMENTAL DO "ENGENHEIRO DA INDEPENDENTE"

«O presidente da Empresa Pública de Meios Aéreos (EMA), Rogério Pinheiro, recebeu em 2010 um salário mensal de 6555 euros, a que se somaram outras regalias. Os outros dois administradores receberam 6270 euros por mês numa empresa em que a média salarial dos 58 trabalhadores – dos quais 15 são administrativos – é de 3377 euros. No total, o gasto com os salários (2,7 milhões) equivale à aquisição de quatro helicópteros Eurocopter (2,1 milhões sem IVA).

Já as regalias pagas aos administradores (estas reportadas ao ano de 2009 ) totalizaram 52 mil euros só na renda das três viaturas de serviço, uma média de 17 mil euros por carro.» (CM)

A Caixa Geral de Aposentações (CGA) está a intimar os deficientes militares, que exercem funções públicas, a optarem entre o vencimento e a pensão de guerra num "prazo de dez dias".

A posição da CGA, que começou a enviar os avisos na semana passada, tem por base o decreto-lei (do final de 2010) que aprovou "medidas adicionais de redução de despesa com vista à consolidação orçamental prevista no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) para 2010-2013". (DN)


CIMEIRA DO BLOCO CENTRAL

quarta-feira, 30 de março de 2011

ELEIÇÕES 'À SPORTING'

«A candidata à reeleição da liderança das Mulheres Socialistas Manuela Augusto afirmou hoje que o “apuramento provisório” aponta para a vitória da sua candidatura, contrariando o que foi divulgado pela candidatura de Catarina Marcelino, que se reclamou vencedora.»
Público

O BANQUETE INTERROMPIDO


« A oposição no Parlamento revogou hoje, com os votos contra do PS, o decreto-lei do Governo que aumentou os limites para a autorização de despesa por parte do Estado, autarquias, institutos, fundações, associações e empresas públicas.»

Lusa

O 'RATING' DO EXPRESSO

Sou leitor do 'Expresso' desde o seu primeiro número. Já li, pois, mais de duas mil edições dirigidas, ao longo dos anos, por cinco directores.
Cada um dos directores emprestou ao jornal o seu cunho pessoal, como sempre acontece.
O actual director, recém-empossado, não fugiu à regra e tratou de fazer as alterações que teve por pertinentes. Estas, entre outras:
- Do caderno 'Actual' fez desaparecer as crónicas de José Manuel dos Santos, amputando, gravemente, o melhor suplemento do jornal;
- Na revista 'Única' trocou as crónicas da escritora Inês Pedrosa pelas do cómico Nuno Markl, reduzindo o interesse da revista às crónicas de Clara Ferreira Alves e de José Quitério, acompanhadas, intermitentemente, por uma ou outra entrevista interessante;
- No caderno principal começou a publicar matéria controversa que inclui uma entrevista a um mentiroso confesso envolvido no processo Casa Pia.
Espero para ver a continuação, mas temo o pior.
Para já, baixo-lhe a notação para BBB- (a mesma do país, isto é, um simples nível acima de 'lixo').

terça-feira, 29 de março de 2011

A DORMIR NA FORMA


Leio na revista 'Sábado' uma hilariante prosa que transcrevo: «Há dias, o secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, [na foto, em segundo plano, logo atrás do patusco ministro] decidiu aparecer na apresentação de um estudo sobre "sonolência ao volante" - e, confrontado com o problema das pessoas que adormecem a conduzir, avançou com a solução ideal: aplicar multas por excesso de sono. Com ar grave, assegurou: "É uma questão que não deixaremos de ponderar."
Ora, sabendo que nenhum membro dos governos de Sócrates mente, temos que, a esta hora, está o 'estadista' Vasco Franco a ponderar sobre as multas por excesso de sono.
É, pois, um bom momento para lhe manifestar o meu incondicional apoio.
De facto, quem, ao fim de seis anos de governos socretinos, ainda não acordou, só merece ser, no mínimo, autuado. A bem da segurança na via pública e do buraco orçamental, claro.

A GRANDE OBRA DO "ENGENHEIRO DA INDEPENDENTE"


A Standard & Poor’s cortou hoje o ‘rating’ de Portugal em um nível, tanto na dívida de longo prazo como no curto prazo, ficando a nota de Portugal a um nível de ser considerada ‘lixo’(‘junk’).

«I»

segunda-feira, 28 de março de 2011

RISCOS DE SOL


Eduardo Souto Moura foi hoje distinguido com o prémio Pritzker 2011. A escolha do júri é justificada pela capacidade de misturar caracteristicas em conflito, como o poder e a modéstia, o rigor e precisão na Arquitectura e pela "profunda sensibilidade" ao contexto em que as obras se inserem.

A GARGALHADA DO DIA


«Eu sou uma boa pessoa»

Bernard Madoff

'Expresso'

SEGUIR-SE-Á O BOM AMIGO KHADAFI


«O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, lamentou ontem que o seu “bom amigo” José Sócrates se tenha demitido do cargo de primeiro-ministro de Portugal, frisando que este fez um “imenso esforço” pelo seu país.»

Público

A PATROA À RASCA

«O partido de Angela Merkel sofreu mesmo a bofetada eleitoral que temia: a perda do estado federado de Baden-Württemberg, que a CDU governava há 58 anos.»

Público

INTERVALO MUSICAL

domingo, 27 de março de 2011

LÁ VAMOS CANTANDO E RINDO...

Na pantalha passava a notícia com os resultados das eleições. Em fundo, um coro cantava: "Uma vergonha / Vocês são uma vergonha".
As eleições eram as do Sporting.
Pouco depois, vieram os resultados das eleições na 'Organização'. E aí cantei eu: "Uma vergonha / Vocês são uma vergonha".

PRIMAVERA




""QUEM TEM AS FLORES NÃO PRECISA DE DEUS" (ALBERTO CAEIRO)"



FOTO: LG

OS MILHÕES TÊM MAIS ENCANTO NA HORA DA DESPEDIDA


«Numa altura em que o discurso político vai no sentido da conter custos, Governo aumenta os montantes que podem ser gastos por ajuste directo e sem concurso público.»

DN

OS MILHÕES TÊM MAIS ENCANTO NA HORA DA DESPEDIDA

NOTÍCIAS DA 'ORGANIZAÇÃO'

« José Sócrates ganhou as eleições do PS com 93,3 por cento dos votos, mais 10,59 por cento do que o resultado obtido na eleição de 2009.»
Público

WEST COAST NEWS (NOTÍCIAS DA PIOLHEIRA EM INGLÊS TÉCNICO)

A empresa Martifer recebeu dinheiro do Estado. Ministério da Economia mantém o contrato em segredo.

Segundo o "Correio da Manhã", o Governo e a Assembleia da República estão a fazer braço-de-ferro com o contrato de aquisição das minas de cobre e zonco de Aljustrel pelo Grupo Martifer.

O ministério da Economia alega que não pode fornecer uma cópia do documento por ser secreto, mas os deputados denunciam, num projecto de resolução de 18 de Fevereiro deste ano, que "foram disponibilizados mais de 130 milhões de euros do erário público" para o projecto. (DN)

sábado, 26 de março de 2011

HORA DO PLANETA





A WWF apela em todo o mundo para que se desligue a electricidade durante 60 minutos, entre as 20h30 e as 21h30 de hoje, contra o aquecimento global.

ELEIÇÕES NA 'ORGANIZAÇÃO'


Sócrates com mais de 90% no primeiro dia de directas


DN

A GARGALHADA DO DIA

José Sócrates: "Pergunto-me como foi possível fazerem isto ao país" (I)

O ESGOTO DO MANICÓMIO?


Barroso, Merkel e Trichet não querem auditoria às contas públicas de um país dito soberano?

O Banco de Portugal exige dos partidos políticos um pacto sobre o défice?

Mas, então, isto é um esgoto a céu aberto ou um manicómio em regime aberto?

sexta-feira, 25 de março de 2011

O TANGO NEOLIBERAL

A GRANDE OBRA DO "ENGENHEIRO DA INDEPENDENTE"

- «As taxas da dívida pública continuavam a disparar nos principais prazos e a bater recordes, com a taxa a dois anos a superar já claramente a fasquia dos sete por cento.»

- «Desempregados colocados pelo IEFP têm salários abaixo da média nacional»


Público

«A agência de notação financeira Standard & Poor’s (S&P) anunciou ontem o corte do rating da dívida da República Portuguesa em dois níveis, de A- para BBB. A dívida nacional fica assim a apenas dois níveis de uma classificação como ‘junk’ (lixo)«
«I»


quinta-feira, 24 de março de 2011

UM IMENSO ADEUS

A POLÍTICA EM INGLÊS TÉCNICO

Tudo indica que ao 'blairismo' à transmontana sucederá o 'thatcherismo' à transmontana.
Ao engenheiro de fossas que transformou o país num esgoto a céu aberto e um Estado independente num Estado pária ( a mendigar pelo mundo fora, da China à Venezuela, da Líbia a Timor) vai suceder um gestor de lixeiras.
O neoliberalismo continua, mas convenhamos que há uma certa coerência na sucessão...

A PATROA E O MORDOMO

Angela Merkel: "Estou grata a Sócrates"


DN

quarta-feira, 23 de março de 2011

A GARGALHADA DO DIA

"Hoje o país perdeu, não ganhou"

J. Sócrates

UM IMENSO ADEUS

REFLEXÕES SOBRE O 'PÉ QUE'

- Foi para evitar crises políticas que o Salazar esteve quarenta anos em S. Bento.

- Foi em nome do interesse nacional que o Salazar esteve quarenta anos em S. Bento.

- Foi uma coligação negativa que derrubou Marcello Caetano.

VIVA O 'PÉ QUE'!

MAIS UM 'ESTADISTA' HIPERMODERNO


«O antigo presidente israelita Moshe Katsav foi ontem condenado pelo tribunal do distrito de Telavive a sete anos de prisão e dois de liberdade condicional por violação e abuso sexual, depois de ter sido considerado culpado em Dezembro.»

«I»

A GRÉCIA - 2ª EDIÇÃO REVISTA E AUMENTADA

O Eurostat está em conversações com o INE para corrigir contas de 2010. Transportadoras e BPN justificam dúvidas sobre o défice.

O défice orçamental de 2010 está em risco de ser corrigido, ultrapassando claramente o valor inferior a 7% que tem sido adiantado pelo Governo, e furando a meta prometida ao país, à Comissão Europeia e aos mercados de dívida. Segundo apurou o Diário Económico, os gastos com as empresas públicas de transporte e o buraco do BPN justificam as dúvidas do Eurostat, que está em conversações com o Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre o assunto. (DE)

A ‘yield' das obrigações do Tesouro português a 5 anos tocaram hoje nos 8,1% (ontem estavam em 7,981%), o valor mais elevado desde, pelo menos, da adesão ao euro.

Também a taxa a 10 anos avança para 7,544% face aos 7,532% observados na sessão de ontem. (DE)

DE OUTROS

«A preguiça, a indiferença e, até, a cobardia podem explicar as razões por que chegámos aonde estamos. Ainda conseguimos concentrar energias para encher praças e avenidas com os nossos protestos. Não têm servido para muito. A democracia portuguesa está reduzida a um funcionamento processual, que limitou, dramaticamente, os horizontes das nossas escolhas, dos nossos valores e dos nossos sonhos. Recalcitramos, mas de muito pouco nos vale.

No tempo do fascismo os estribilhos eram, entre outros: "Quem manda?", "Salazar! Salazar! Salazar!" E as respostas, em forma de certezas inabaláveis: "Quem viva?", "Portugal! Portugal! Portugal!" Simultaneamente, a submissão, e o seu suporte simbólico. São os netos de Salazar que se encontram no poder. O sentido de pluralidade, que dá corpo e razão à democracia, foi abreviado pela homogeneidade e pela unificação de interesses do PS e do PSD. A queda do Governo é, apenas, o episódio comezinho da substituição de rabos nas cadeiras.»

Baptista-Bastos

DN

terça-feira, 22 de março de 2011

NOTÍCIAS DO FMÍCRATES

«"Há pessoas que deixaram de ter RSI e estão em situação de grande vulnerabilidade", diz José Cordeiro, da direcção da Cáritas Portugal. "Há pessoas aflitas por causa de critérios burocráticos. E pessoas com dificuldade em aceder à medida porque não têm agilidade para desencadear o processo" - na Net, obrigatoriamente.»
Público

NOTÍCIAS DO FMÍCRATES




O FMÍCRATES

Estado gasta menos 27 por cento com quem recebe 89 euros por mês

Por Ana Cristina Pereira e Andreia Sanches

É das maiores quebras entre prestações sociais. Mais de 30 mil famílias perderam o apoio. (Público)

A GARGALHADA DO DIA

«Esta crise é filha da precipitação»

Silva Pereira
Ministro

VEM AÍ O FMÍCRATES!

«. Dada a dimensão do esforço de consolidação, será
necessário suspender, nos próximos dois anos, a aplicação da regra automática de indexação das
pensões, salvaguardando a actualização, embora moderada, das pensões mais baixas. Será alargado,
igualmente, o âmbito de aplicação da Contribuição Extraordinária de Solidariedade, criada em 2010,
aplicando-a às pensões de valor superior a 1500 euros, de forma similar à utilizada na redução das
remunerações da Administração Pública. No domínio das prestações sociais, será ainda reforçado o rigor
no controlo da verificação dos requisitos de acesso às prestações, bem como no combate à fraude e na
cobrança das contribuições devidas.»

(Do PEC IV)

segunda-feira, 21 de março de 2011

21 de MARÇO


FLORES

Era preciso agradecer às flores
Terem guardado em si,
Límpida e pura,
Aquela promessa antiga
Duma manhã futura.

Sophia de Mello Breyner

MÚSICA PIMBA FAZ MAL AOS OSSOS

Agressão violenta em espectáculo de Tony Carreira (CM)


José Malhoa julgado por espancar homem na rua (DN)

TRANSPARÊNCIA E INTEGRIDADE - ASSOCIAÇÃO CÍVICA

A impunidade dos corruptos por causa da prescrição de processos judiciais é uma realidade em Portugal, alerta o último relatório da Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), o ponto de contacto nacional da organização não governamental Transparency International.

Segundo o seu presidente, Luís de Sousa, a TIAC defende uma política de "tolerância zero". "A prescrição de processos-crime de corrupção não só demonstra a máxima ineficiência do sistema judicial e judiciário em prosseguir com a punição dos agentes deste crime, como transmite a ideia da sua fácil manipulação por certos arguidos dotados de maior influência política ou económica", conclui a associação, criada no final de 2009 por um grupo de especialistas e membros da sociedade civil, entre eles o falecido fiscalista Saldanha Sanches.
"Corrupção Fora de Prazo: Prescrição de Crimes na Justiça Portuguesa" é o nome do relatório sobre "o impacto dos regimes legais de prescrição no combate à corrupção", recentemente apresentado no auditório do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa. Lançado no âmbito do "Countdown to Impunity: Corruption-related statutes of limitation in the EU", projeto da Transparency International Secretariat (Berlim), foi co-financiado pela Comissão Europeia - DG Home Affairs.
O documento exemplifica que "os processos-crime de Fátima Felgueiras e Isaltino Morais encontram-se ainda pendentes e alguns dos crimes dos quais foram acusados prescreveram." Perante estes factos, a TIAC recomenda "a criação de novos fundamentos de suspensão e interrupção dos prazos de prescrição, como a suspensão dos prazos em casos de pedidos de cooperação bilateral, ou cartas rogatórias, ou o recurso para Tribunal Constitucional", uma vez que este recurso "foi recentemente considerado pelo Tribunal Constitucional como não suspendendo o prazo de prescrição."
A criação de tribunais especializados com competência para processos de corrupção ou criminalidade económico-financeira é outra das recomendações deixadas por Luís de Sousa, investigador em ética e corrupção na Universidade de Lisboa.
Outra das sugestões do relatório é a "criação de uma agência anti-corrupção com poderes especiais de investigação e prevenção da criminalidade económico-financeira".
Para Abril prevê-se o lançamento de um segundo projeto anti-corrupção. O estudo "Sistemas de Integridade Nacional" deverá dar origem a mais de 110 estudos e relatórios que serão realizados em simultâneo e comparados em 26 países da Europa. A apresentação dos resultados a nível nacional está prevista para o final de 2011.

domingo, 20 de março de 2011

O NORMAL FUNCIONAMENTO DAS INSTITUIÇÕES

«Três deputados europeus aceitaram "vender os seus serviços" por quantias de 100 mil euros a jornalistas da publicação britânica "The Sunday Times". Reporteres do jornal fizeram-se passar por representantes de lobbies e propuseram a vários deputados pagar 100 000 euros por ano em troca de alterações que pudessem adoptar. Três deles aceitaram.»

JN

sábado, 19 de março de 2011

WEST COAST NEWS (NOTÍCIAS DA PIOLHEIRA EM INGLÊS TÉCNICO)

«Os bicos dos fogões não acendem porque o gás foi cortado. Água quente para o banho só de quando em vez. Receber os subsídios impostos por lei assemelha-se a uma grande aventura. E agora, para cúmulo, até as autoridades já têm ordens de despejo por não cumprirem as respectivas obrigações financeiras. Não, estes não são os tópicos de um argumento de um filme pronto a estrear. É a realidade que grassa na GNR e na PSP. Esta semana, em São Domingos de Rana, Cascais, até a polícia recebeu ordem de despejo.»

Público

DE OUTROS

«Já que falamos no Japão, o ministro dos Negócios Estrangeiros demitiu-se poucos dias antes do terramoto, porque terá recebido um donativo ilegal de 435 euros. Em Portugal, os políticos nunca recebem donativos ilegais e menos ainda se demitem por isso - ou por qualquer outra razão que não seja um emprego melhor.
Quando, por exemplo, o Ministério da Justiça paga 72 mil euros a uma procuradora do Ministério Público contra o parecer da PGR e de um antigo secretário de Estado - o antecessor daquele que assinou -, levanta-se uma suspeita séria e legítima. Se a procuradora em causa fosse a mulher de um ministro japonês, este demitia-se imediatamente. Sendo a mulher do ministro português da Justiça abre-se um inquérito, o qual há-de apurar certamente que tudo se passou dentro da mais estrita legalidade. É a isto que chamam ética republicana, muito diferente da ética no Japão que, como se sabe, é uma monarquia.»
Fernando Madrinha
'Expresso'

sexta-feira, 18 de março de 2011