quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

VOTOS


«Que os Deuses todos me conservem, até à hora em que cesse este meu aspecto de mim, a noção clara e solar da realidade externa, o instinto da minha inimportância, o conforto de ser pequeno e de poder pensar em ser feliz.»
.
BERNARDO SOARES
.
"O LIVRO DO DESASSOSSEGO"

NOTÍCIAS DA PIOLHEIRA


......................................................"SOL"

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

E A PROPÓSITO DE PROSA CLARA





Recebido por e-mail:
.
Conta-se que Bocage, ao chegar a casa um certo dia, ouviu um barulho estranho vindo do quintal.
Chegando lá, constatou que um ladrão tentava levar os seus patos de criação.

Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com os seus amados patos,
e disse-lhe: -
Oh, bucéfalo anácrono! Não te interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo acto vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo...
Mas se é para zombares da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com a minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima
potência que o vulgo denomina nada.

E o ladrão, confuso, diz:

Doutor, afinal levo ou deixo os patos?

FACE OCULTA, PROSA CLARA


Do despacho do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, sobre as escutas no processo "Face Oculta":
.
«A inexistência de qualquer polissemia de sentido na referida expressão assume, por outro lado, coerência quando considerada a razão da lei que, no plano do legislador, determina e justifica a solução.»
.
Eu sabia que a Justiça era ceguinha, mas não sabia que escrevia tão bem.
Estou esclarecido.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

ERA UM PINTO QUALQUER COISA




«Leiria, 29 Dez (Lusa) - O presidente da Câmara de Leiria admitiu segunda-feira à noite vender o estádio municipal, que considera ser o grande responsável pela situação financeira da autarquia, apontando esta como a solução ideal para o município e para o concelho.»
Leio e tento recordar-me do nome do ministro dos Desportos que, em 2004, 'vendia' à portuguesaria as vantagens económicas dos bons estádios (Aveiro, Leiria, Algarve, etc.) para os concelhos, distritos, país, Europa, mundo. Um visionário, o homenzinho...
Mas nem tudo está perdido: sempre se podem vender as 'obras de arte' para a sucata do camarada Godinho ou enterrá-las numa lixeira, na Cova da Beira. Seria, à boa maneira neoliberal, transformar uma crise numa oportunidade.
(Eh pá, lembro-me que o estratega tinha umas sapatilhas muito sexy, mas não consigo recordar-me do nome. Era um Pinto Qualquer Coisa...).

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

UM IMENSO ADEUS



.
«Si nadie te reconoce y nadie te nombra poco a poco vas dejando de existir.»

domingo, 27 de dezembro de 2009

VOAVA...




.

VOAVA...
.
(À Ana C.)
.
Como pluma levezinha ,
Que um sopro mantém no ar,
Ela voava sozinha,
Sozinha , como se o ar
Fosse a casa onde morava,
Fosse o palco onde dançava,
O recanto onde sofria!
Quando dançava, voava.
Quando dançava, sorria.
Quando dançava chorava,
Quando dançava, VIVIA !
.
Zé Leão

22/12/2009

UM IMENSO ADEUS


CODA PESSOAL
.
«É por isso, minha senhora, que eu lhe dizia que muitos não vão entender este passeio do camaleão pelo tapete multicolor, isto apesar de a minha cor e de o meu rumo preferidos se perceberem assim que se olha com atenção: qualquer um sabe que habito à esquerda, sobre o vermelho. Mas nunca falarei explicitamente disso, ou talvez sim, não prometo nem nego nada. Creio que faço algo melhor do que isso, e que há muitos que o compreendem. Inclusivamente alguns comissários, porque ninguém está irremediavelmente perdido, e muitos poetas continuam a escrever a giz nos muros das esquadras a norte e a sul, a este e a oeste da horrível, bela terra.»

OS BONS GOVERNOS DA NAÇÃO - UMA DÉCADA


António Guterres
(O Desertor I)
.
Durão Barroso
(O Desertor II)
.
Santana Lopes
(O Comediante)
.
Jose Sócrates
(O Engenharias Diversas)

A GARGALHADA DO DIA


«Berlusconi quer acabar com a máfia até 2013»
.
"I"

sábado, 26 de dezembro de 2009

NOTÍCIAS DA PIOLHEIRA


.
.
«SÓCRATES JÁ VÊ "SINAIS CLAROS" DE RETOMA»
.
Público
.
.
«OS 10 MAIS RICOS GANHARAM 5 MIL MILHÕES EM BOLSA ESTE ANO»
.
I

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

DE OUTROS




«A corrupção não é apenas um problema de ética ou de justiça social, é sobretudo um problema de eficiência económica, motivo pelo qual o fenómeno deve ser combatido implacavelmente pelos tribunais, pelos cidadãos e pelos políticos honestos que são a maioria, numa mobilização geral e sem tréguas. Os dados que se conhecem sobre a extensão da corrupção em Portugal reclama uma espécie de "limpeza" na vida política, de modo que o poder democrático seja exercido como um verdadeiro exemplo de transparência e de lealdade dos eleitos perante o povo. Não mais o povo deverá pactuar com políticos sem princípios de rigor e de ética ou que não imponham esses princípios de conduta aos seus subordinados, mantendo muitas vezes, com o seu silêncio, práticas altamente censuráveis.»
.
Narciso Machado
(Público)

NOTÍCIAS DA PIOLHEIRA


LES CHOSES DE LA VIE...


http://www.encyclopedia.com/video/ofTLaCXtdn8-romy-schneider-myth.aspx
.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

UM IMENSO ADEUS


EPITÁFIO
.
.
Primeiro as suas olheiras e a sua gordura balofa;
Segundo a sua loucura ou farsa;
Terceiro o seu cansaço enorme.
.
.
Era assim.
.
.
.
Na vida apuparam-no,
Olharam-no com desconfiança,
E até quiseram compreender...
.
.
.
Mas o mais belo foi aquela menina
Por quem as suas lágrimas sorriram
E os seus sorrisos voaram magoados...
Aquela que ficou velhinha e também passou,
Aquela que levou consigo um longínquo segredo, quase esquecido...
.
.
Além disso a infância foi sempre para ele o Paraíso
(Perdido)...
Não precisa doutro.
.

ENTÃO, BOM NATAL




http://www.youtube.com/watch?v=DH9XG-25v3E

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

BEM-VINDO, MANÉ


DE OUTROS





«Já não bastava que os políticos fizessem as leis que regulam a profissão de jornalista; que definissem os membros e poderes da entidade reguladora; que contratem agências de comunicação para plantar notícias; que manipulem a publicidade do Estado; ou que pressionem magistrados no contexto de processos que os envolvam directamente e indirectamente. Numa formulação própria duma ditadura, Noronha Nascimento também quer representantes da "estrutura política do Estado" (?) com poderes disciplinares sobre os jornalistas. Ceausescu não diria melhor.»
.
Pedro Lomba
.
Público

DIÁLOGO DE "ESTADISTAS" EM TEMPO DE CRISE


«Intrigas mesquinhas», diz um.
«Intrigas montadas», responde o outro.
.
(Não será possível construir dois ramais de TGV - Belém-Poço de Boliqueime e S. Bento - Vilar de Maçada para despacharmos estes dois a alta velocidade?)

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

NOTÍCIAS DA AFRO-PIOLHEIRA




.
«A sociedade Kento, da empresária angolana Isabel dos Santos, filha do presidente de Angola José Eduardo dos Santos, adquiriu 10 por cento das acções da operadora de telecomunicações Zon Multimédia. O investimento é de cerca de 164 milhões de euros o que faz da empresária uma accionista de referência da empresa portuguesa.»
.
RTP

NEM TUDO CORRE MAL...




http://www.youtube.com/watch?v=dBQwLfPrYb0

DE OUTROS


«A personalidade do primeiro-ministro é, só por si, um factor que complica a governabilidade.»
Rui Moreira
(Público)

O 'BOTAS', O 'SAPATILHAS' E A CENSURA



O 'Botas', o empedernido hortelão que veio das berças e ocupou o Palácio de S. Bento durante quarenta anos, era, como todos sabemos ou devíamos saber, pouco dado a 'liberdades de imprensa'. Exigia, mesmo, que os jornais escarrapachassem na primeira página, em carimbo circular: VISADO PELA COMISSÃO DE CENSURA.

Bom, mas os tempos mudaram e o calçado também. Temos agora o 'Sapatilhas', também ele vindo das berças, mas com sonhos de pop-star, e as coisas mudaram. Tornaram-se mais sofisticadas: «O Estado português investiu 8,8 milhões de euros em publicidade nos cinco principais diários generalistas: Correio da Manhã, Público, Diário de Notícias, Jornal de Notícias e 24horas. Metade deste investimento, cerca de 4,4 milhões, foi para o jornal da Cofina, segundo os resultados de um estudo da Marktest».
Continuam, pois, os condicionalismos. Mas sem a necessidade de carimbo circular com o aviso: VISADO PELA COMISSÃO DE AMIGALHAÇOS.









.




NOTÍCIAS DA PIOLHEIRA



RELAÇÃO CONFIRMA ENVOLVIMENTO DE RICARDO RODRIGUES COM "GANG INTERNACIONAL"

«O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu não levar a julgamento o jornalista Estêvão Gago da Câmara, acusado pelo Ministério Público (MP) de atentar contra a honra e consideração de Ricardo Rodrigues, vice-presidente da bancada parlamentar do PS. Num acórdão datado de finais de Setembro, os juízes da Relação negaram provimento ao recurso, confirmando a decisão de não-pronúncia feita pelo Tribunal de Ponta Delgada. Ao PÚBLICO, Rodrigues disse estar "conformado" com a sentença da primeira instância.

Entretanto, o deputado instaurou um processo cível contra Gago da Câmara, a SIC e a SIC/Notícias, devido a uma reportagem que o associava a um caso de pedofilia em São Miguel: pede uma indemnização de meio milhão de euros e um pedido de desculpas a ser transmitido nos noticiários ao longo de um dia inteiro.

Na sentença da Relação estava em causa um artigo de opinião, publicado no Açoriano Oriental a 8 de Janeiro de 2005, nas vésperas das legislativas. Nesse texto, o jornalista manifestava a sua perplexidade pelo facto de o ex-secretário Regional da Agricultura e Pescas encabeçar a lista de candidatos do PS pelo arquipélago.

Considerando que o Parlamento iria ter um deputado que "não deixou nunca de ser um "caso"", escrevia: "Rodrigues esteve envolvido com um gang internacional na qualidade de advogado, sócio e procurador de uma sociedade offshore registada algures num paraíso fiscal; advogado/sócio de uma mulher [Débora Raposo] que está foragida no estrangeiro, acusada de "ter dado o golpe" de centenas de milhar de contos à agência da CGD de Vila Franca do Campo". Por tudo isto, "não deveria nunca ter enveredado pela actividade política".

O texto mereceu o repúdio do socialista. Avançou com um processo judicial contra o jornalista, alegando que o artigo atentava contra a sua honra e consideração. Em Abril, o juiz do Tribunal de Ponta Delgada deliberou pela não-pronúncia do arguido, "em nome de uma imprensa que se quer robusta, desinibida e desassombrada". A Relação, pronunciando-se sobre a utilização da expressão gang, considerou que a palavra era "insultuosa e indelicada", mas estava "justificada em factos".

Os factos remontam a 2000, quando Rodrigues foi constituído arguido num processo sobre crimes de associação criminosa, infidelidade, burla qualificada e falsificação de documentos. Nesse ano, foram julgadas nove pessoas. A principal arguida, Débora Raposo, professora do ensino básico para a qual Rodrigues trabalhava como advogado, estava foragida. Foi localizada no Canadá, em 2000, numa investigação SIC/Expresso, mas só extraditada em 2007. Nesse ano, foi condenada a seis anos de prisão por burla qualificada e falsificação de documentos. O caso foi objecto de uma reportagem de Gago da Câmara no Expresso (Outubro de 2007).

O processo relativo a Rodrigues foi arquivado. No despacho do MP podia ler-se que, apesar das "dúvidas" sobre a sua contribuição "nas actividades subsequentes à burla levadas a cabo pelos principais arguidos", o advogado alegou "desconhecimento da actividade delituosa".

Esta decisão foi lida com "perplexidade" pelo juiz de primeira instância. Isto porque o MP dissera que Rodrigues "foi referenciado como tendo mantido contactos (...) com a arguida, principalmente em reuniões que foram organizadas tendo em vista dar aplicação a quantias ilicitamente apropriadas. (...) Resulta de forma exuberante que fez deslocações a fim de tratar de assuntos relacionados com as actividades da arguida, as quais eram tudo menos transparentes; viajou igualmente por diversas vezes para a Madeira e até mesmo para o estrangeiro, nomeadamente para a Suécia, ilha de Mann e Argentina a expensas da mesma, obviamente pagas com dinheiro obtido de actividades que eram tudo menos lícitas".

O juiz de instrução concluiu que a acusação de que Rodrigues se envolvera "com um gang internacional" tinha sustentação: "Ao mesmo tempo que [Raposo] se apresentava ao assistente na "humilde condição" de professora do Ensino Básico, e em vias de aposentação, mantinha uma suite e um escritório no hotel (...), contactos com pessoas alegadamente proeminentes na finança mundial (entre eles um tal Z, que prestava "serviços financeiros" a partir de Miami, e um Cardeal [sic] Ortodoxo, responsável de uma sociedade financeira)".

A Relação corroborou a sentença da primeira instância, notando que o artigo de opinião contribuiu para "a formação" de "juízo crítico". Ao PÚBLICO, o jornalista disse estar "satisfeito" com as decisões dos tribunais: "Os tribunais e a justiça funcionaram".
.
PÚBLICO

domingo, 20 de dezembro de 2009

LIBERTEMO-NOS


ARBEIT MACHT FREI, que é como quem diz: O TRABALHO LIBERTA.
Perceberam, óh empregadas de supermercado?
Perceberam, óh contestatários do Código de Trabalho socretino?
Libertem-se, pois, pelo trabalho e deixem-nos comemorar o Natal na paz do Senhor.
Sejamos todos irmãos em Cristo.
Ámen.

A GARGALHADA DO DIA


«Pintam-me como um monstro, mas não penso que seja um - primeiro porque sou bonito; e segundo porque sou um tipo decente.»
.
Sílvio Berlusconi

sábado, 19 de dezembro de 2009

O QUE A MINIATURA DA CATEDRAL DE MILÃO NÃO CONSEGUE ESCONDER


«Em ano e meio de Governo conservador, o Parlamento aprovou 18 decretos-lei que, directa ou indirectamente, protegeram Berlusconi ou favoreceram os seus interesses. O Executivo recorreu 27 vezes a moções de confiança para aprovar decretos, esvaziando o papel do Parlamento, que ficou com tão pouco trabalho que entre Outubro e Novembro fechou as portas. A vida política girou em torno da salvação judicial de Berlusconi, a quem o Tribunal Constitucional levantou a imunidade concedida pelo Governo. Agora, deveria responder a dois processos (corrupção de testemunha e fundos ilegais), mas escuda-se atrás dos compromissos. Começou a arremeter contra o Presidente, o Tribunal Constitucional e a magistratura, acusando-os de "cabala". Os italianos dividem-se entre amigos e inimigos de Berlusconi. Tudo é um "comigo ou contra mim": os jornais, os programas na televisão, os sermões dos padres, as opiniões dos analistas...»
.
EXPRESSO

A PAROLICE (EM ALENTEJANO - 'A PATEGUÊRA')


Segundo o Expresso, sua excelência chegou a Beja com hora e meia de atraso, para reunir com o grupo parlamentar socretino. A travessia do deserto da margem sul tê-lo-á deixado furioso, pelo que, à chegada, perguntou: "O que é que vocês vieram fazer para tão longe, ver passarinhos?".
Por uma vez, dou razão a sua excelência: uma reunião em Alcochete, pouparia tempo, combustível e permitiria ver os passarões que povoam a Zona de Protecção Especial.

A PAROLICE (EM INGLÊS - THE PAROLAICE)


Lula da Silva, ex-operário com serviços mínimos em formação académica, Presidente da República brasileira, discursou em português, na cimeira de Copenhaga.
Tivesse ele uma licenciatura domingueira da "Independente", com nota alta no fax da prova de 'Inglês Técnico' e talvez tivesse discursado na língua do sr. Blair, como fez - para nossa vergonha - o ilustre filho de Vilar de Maçada.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

NOTÍCIAS DA PIOLHEIRA




«O procurador Lopes da Mota, acusado de pressionar os investigadores do caso Freeport, vai ser suspenso das suas funções por 30 dias, decidiu hoje a secção disciplinar do Conselho Superior do Ministério Público.»
.
Público online

PRODUTIVIDADE





A GARGALHADA DO DIA


«O amor vence sempre a inveja e o ódio.»
.
Berlusconi, o Fraterno

SOMA E SEGUE


VARIAÇÕES EM DÓ MAIOR




«O Eurobarómetro sobre as atitudes dos europeus face à corrupção, publicado no Dia Internacional Contra a Corrupção, mostra que 93 por cento dos portugueses concordam que aquele crime é "um grande problema" do país, que representa o sétimo valor mais elevado da União Europeia, a par da Roménia, e 15 pontos percentuais acima da média comunitária (78 por cento).»
.
Público
.
(Leitura recomendada pelo deputado Vera Jardim)

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

SANTA INGENUIDADE


«Porque me odeiam desta forma?»
.
Sílvio Berlusconi

A OBRA NOTÁVEL DO "ENGENHEIRO INDEPENDENTE"


1000 'POSTS' - A EQUIPA DO BLOG











.
.
.
.
DIRECTOR.................CHEFE DE REDACÇÃO......SECRETÁRIA

POR AMINETU HAIDAR


O grupo promotor do apelo firmado por 42 personalidades e entregue na passada sexta-feira nas embaixadas de Espanha e de Marrocos, decidiu, em colaboração com a Amnistia Internacional-Portugal, convocar uma vigília de solidariedade com Aminetu Haidar.
É hoje, dia 15 de Dezembro, às 18:30h, em frente ao Centro Jean Monet, em Lisboa. Amanhã, dia 16, será no Porto, no Largo do Bolhão (esquina Sá Bandeira com Fernandes Tomás), às 18.00h.
.
Fonte: 'Arrastão'

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

ITÁLIA




«Non mi associo al club degli ipocriti e dei falsi ben pensanti che si incravattano e si mettono il cerone facendo credere che va tutto bene. Non va tutto bene: questo Paese ha raggiunto un livello di allarme sociale preoccupante che va curato intervenendo sul piano dell'economia reale, sul piano degli ammortizzatori sociali, sul piano della solidarietà e della giustizia sociale. Su questo bisogna intervenire per eliminare a monte il rischio di una ribellione e di una protesta continua.»
.
Antonio di Pietro

UM IMENSO ADEUS


«Yo ni me acuerdo de haber leído en el periódico que Hitler había sido nombrado canciller del Reich.Otra crisis de gobierno, una de tantas, los mismos políticos yendo y viniendo, aproximadamente los mismos nombres, y yo no tenía tiempo ni ganas para leer los periódicos o para prestar atención a los discursos. Había cosas más importantes que hacer, cosas prácticas y urgentes, las clases, la administración de la Escuela, problemas técnicos que debían ser resueltos, mi esposa enferma, mi hija que me angustiaba porque no se atrevía a hablar con nadie ni a mirar a nadie a la cara, que de pronto se hizo comunista sin que yo pudiera saber quién la había contagiado. La gente obsesionada por la política me parecia tan incomprensible como la que se obsesiona por los deportes o por las carreras de caballos. Mi hija me parecía que estaba transtornada, intoxicada por aquellos libros que leía siempre, por aquellas películas soviéticas, por las reuniones eternas que muchas veces se celebraban en mi casa, horas y horas discutiendo, fumando cigarrillos, analizando los artículos de sus periódicos después de leerlos en voz alta, su vida entera desde que se levantaba hasta que se acostaba, cada vez más pálida, sonámbula, mirandome como si yo fuera habitante de otro planeta o fuera su enemigo de clase, el padre socialfascista más dañino que un nazi, el colaborador hipócrita de la explotación de la clase obrera, el burgués corrompido y partidario de la guerra imperialista.»

LADAINHA DO TÉDIO





LADAINHA DO TÉDIO

Pintor que pintou Ana
Pintou também Leanor
Pintou rico, pintou pobre,
Pintou vilão, pintou nobre,
Aristocratas do meio,
Usou pincéis de centeio,
De cerdas , eram também,
Pintou também o Além,
Pintou Deus ,pintou demónios
E as noivas de Stº António,
Pintou políticos a eito,
Sempre com o mesmo jeito
Do pintor que pintou Ana,
Pintou com divino amor...
Pintou o cu de Joana ,
Com tinta da mesma cor.
Pintou a serra da Arrabida,
A praia da Figueirinha,
Aquela Troia bonita,
Este rio belo e sereno,
Depois de um passeio ameno,
Depois de ver os golfinhos,
Pintou também os autarcas
Desta terra a beira mar,
(Autarcas que o povo amou)
Isso agora não importa,
A Sécil já os queimou!
E este pintor já cansado,
Descansando junto ao rio,
Achou que tinha pintado,
Tantos filhos de uma puta,
Mais a puta que os pariu.
.
Zé Leão

PAGA O MESMO...


Conta-se, no Alentejo, que um regedor de freguesia, no tempo da 'outra senhora' - já se vê -, especialista em planeamento, ansioso por melhorias na aldeia, pediu ao presidente da Câmara: "Construa-me a ponte que o rio há-de chegar".
Pensei, durante muito tempo, que personagens destas só existiam no anedotário nacional.
Enganei-me. O 'DN', hoje, informa-me que "O principal chefe militar diz que só após a chegada do primeiro submarino, em Janeiro, será procurado para eles (sic) a melhor aplicação".
Viva o planeamento! Viva o rigor nas despesas públicas!
(Deixo uma sugestão: por que não colocar um submarino no estádio do Algarve e outro no de Aveiro e lançar um imposto sobre a gargalhada?)