segunda-feira, 9 de março de 2009

A MODA ITALIANA


Estou numa onda italiana. Maravilho-me com a leitura de «Caos Calmo», de Sandro Veronesi, tenho em lista de espera «A Arte da Alegria», de Goliarda Sapienza, vi e ouvi na «Câmara Clara» (RTP 2) Antonio Tabucchi.
E vi e ouvi um homem muito preocupado com a deriva da Itália berlusconiana e com a atitude permissiva da 'Europa' modernaça que, preocupada com as 'listas' de servidores euro-parlamentares e com as 'causas fracturantes', faz por ignorar que foi em Itália que começou uma moda que rapidamente alastrou à Hungria, Portugal, Alemanha, Espanha. (Coisas do século passado, antigas, pois, velharias, sucatas, lembranças de velhos).
Pois. E o senhor Berlusconi aproveita e, qual advogado Alessio Romano ampliado lá vai transformando a Itália numa imensa «comunidade simbiótica» (ver capítulo 32 de 'Caos Calmo') e gritando 'Porreiro, pá!'.
Só que, desta vez, há vozes que denunciam e a de Antonio Tabucchi é uma delas.
Estamos avisados. Ponhamos o rabo de molho enquanto é tempo porque já há, na Itália, muitos a arder. E atenção a um pormenor: a moda italiana tem tendência para a expansão. Livra...
.
PM